Entre os dias 8, 9 e 10/4 foram realizadas eleições para o Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE Livre “Alexandre Vannucchi Leme”). Oito chapas concorreram: a vencedora, com 4.991 votos, 48% do total, foi “Para Virar a USP do Avesso”, herdeira da gestão 2013, “Não Vou me Adaptar”.

A chapa conservadora “USPinova” ficou em segundo lugar, com 2.405 votos, seguida por “Compor e Ouvir”  com 2.073 votos, “Maré Laranja” (386 votos), “Território Livre” (180 votos), “Para Fazer a Diferença” (85 votos), “Frente Poder Estudantil” (46) e “Auto­no­mia Universitária: Fora Zago! Fora PM!” (29 votos). Brancos e nulos somaram 168 votos e o quórum total das eleições foi de 10.401 votos.

Para inteirar os estudantes das diferenças entre as chapas e também para conscientizá-los da necessidade de participação das eleições, foram realizados debates em várias unidades da USP, inclusive nos campi do interior. O principal ponto de divergência entre as chapas residiu nas propostas de democratização da universidade. A chapa vencedora defende eleições diretas para Reitor, respeitando-se a paridade entre as três categorias que compõem a universidade.

Outros temas levantados pela chapa vencedora são a crise orçamentária da USP, a situação da EACH, cotas raciais e sociais, permanência estudantil e desmilitarização da segurança do campus. Posicio­nam-se contra os cortes de verba, principalmente nas políticas de permanência estudantil, exigem transparência nos gastos, abertura das contas e o fim das regalias da Reitoria. Pedem também a inves­tigação e punição dos respon­sáveis pelos problemas am­bi­entais do campus leste, assim como mais investimentos para aqueles cursos.

O mandato da gestão eleita encerra-se no fim de 2014, quando serão realizadas novas eleições. A greve estudantil deflagrada em 1/10/13 impossibilitou a realização das eleições ainda em 2013.

Informativo nº 380

 

Discussão sobre a aposentadoria dos docentes - parte 1/2

Debate: A quem serve a Base Nacional Comum Curricular?

Debate sobre Conjuntura Nacional - 20/9/2018

Debate sobre Conjuntura Nacional - 26/9/2018