Neste mês de agosto, a Reitoria divulgou a segunda versão das minutas da "nova" CPA que tratam da avaliação docente e institucional.
 
Membros da comissão autora da proposta e representantes da Reitoria têm participado de debates ou apresentações nas unidades sobre o tema.
 
Diante da relevância do que se encontra em pauta e por considerarmos importante ampliar o conhecimento do que tem ocorrido nessas oportunidades, a Adusp divulgará os videos desses eventos, quando disponíveis.
 
Aqui você já encontra os vídeos dos debates ocorridos em 23/08/16, no IAG e na EACH, transmitidos originalmente pelo IPTV-USP.
 
Ao contrário do discurso oficial, o suposto protagonismo dos projetos acadêmicos não garante que Unidades, Departamentos ou docentes venham a ser respeitados no que se refere aos seus planejamentos e posteriores desdobramentos da avaliação, pois continua previsto que os projetos deverão ser orientados e aprovados por comissão extremamente centralizada, em flagrante desrespeito à imensa maioria das manifestações dos colegiados quando da análise da versão apresentada em maio de 2016. No caso de insucesso como resultado da avaliação, o protocolo de compromisso assinado pelo docente deverá ser aprovado por tal comissão, que também decidirá sobre eventuais recursos. Desse modo, não há garantias de que serão aceitos os parâmetros de avaliação definidos pelos docentes e unidades e, ainda menos, as eventuais justificativas por não terem sido atingidas as metas propostas.
 
Por vezes, nesses debates, as falas dos representantes da Reitoria apresentam-se "generosas e definitivas" quanto ao respeito às futuras decisões e escolhas das unidades e dos docentes. Contudo, essa perspectiva não corresponde ao que está de fato escrito e previsto nas minutas, o que indica, caso sejam aprovadas, um cenário nada promissor no que se refere às consequências decorrentes.
 
Convidamos todos a conferir esses registros e formarem sua própria impressão.
 

IAG - "Encontro para debater a carreira docente"

Patrocínio: IAG - IF - IME
Programa:
14h00: Boas-vindas Prof. Laerte Sodré Jr. (Diretor do IAG); 14h05: Abertura Prof. Eduardo S. Cypriano (Representante MS-5 na Congregação do IAG); 14h20: Mesa com Prof. Luíz Nunes de Oliveira (IFSC/Presidente da CERT), Prof. Ricardo R. Terra (FFLCH/Presidente do GT - Atividade Docente), Prof. Ciro T. Correia (IGc/membro do GT-Democratização da ADUSP), mediação do Prof. Cypriano e participação da plateia.
 

EACH - "Reunião sobre a proposta do novo sistema de avaliação da USP"

Discussão para analisar e propor alterações estatutárias e regimentais do conjunto de normas destinado à reformulação do sistema de avaliação da USP. Debate dos docentes com membros da comissão autora da proposta, os professores Carlos Alberto Ferreira Martins (IAU) e Victor Wünsch Filho (FSP).