Todos sabemos que a educação é fundamental na vida dos indivíduos e da sociedade.

Nos últimos anos, entretanto, a educação vem sofrendo duros ataques, que se aprofundaram no atual governo. Para Bolsonaro e seus ministros, o processo educacional se limita apenas à formação de mão de obra a serviço de tarefas ditadas pelo mercado, em detrimento das múltiplas potencialidades que o ser humano pode desenvolver.

Por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo vem anunciando sucessivos cortes no orçamento do ensino superior público, incluindo bolsas de pós-graduação da Capes. Já são quase R$ 6 bilhões retirados das instituições de ensino, além de outros R$ 2,1 bilhões cortados das verbas destinadas ao setor de pesquisa.

Esse quadro compromete o futuro do país, colocando-o numa situação de dependência científica e tecnológica e de perda da sua capacidade de desenvolvimento autônomo e soberano.

Outras ameaças estão no horizonte, como o fim da vinculação constitucional para a destinação de recursos públicos para a educação.

Em São Paulo, o governo Doria ameaça as escolas e as universidades estaduais, além de planejar a privatização ou a extinção de importantes institutos públicos de pesquisa.

As universidades públicas estaduais - USP, Unesp e Unicamp - estão sob ataque também na Assembleia Legislativa. Uma CPI, apoiada pelo governo Doria, quer promover uma "caça às bruxas" para justificar cortes no orçamento das universidades e até defender a sua privatização.

Todos esses ataques cerceiam a liberdade de pensamento e ameaçam a educação pública de qualidade, mirando também na soberania e na autonomia das universidades.

Temos que barrar essas ameaças aos nossos direitos sociais, políticos e econômicos, duramente conquistados em lutas históricas da sociedade brasileira.

Convidamos toda a comunidade da USP-RP a se unir na luta pela educação pública gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada, desde a educação infantil até a pós-graduação.

Junte-se a nós na defesa do investimento público em ciência e tecnologia e da universidade pública e gratuita em sua articulação ensino, pesquisa e extensão!

 

ADUSP, SINTUSP, DCE - Livre da USP, APG-RP, ANPG-RP, UEE