Associação dos Pesquisadores Científicos sugere ao presidente da Fapesp que Unesp, Unicamp e institutos estaduais de pesquisa tenham representação garantida no Conselho Superior da agência de fomento

Reunida em 8/8, a Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Alesp aprovou uma série de encaminhamentos que considera necessários à consecução dos seus objetivos. A agenda aprovada prevê uma série de atividades entre 16/8 e 6/9: reunião para debater a situação dos pesquisadores da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen); visitas ao Instituto Butantan e ao Instituto de Pesca, bem como à Universidade de Campínas (Unicamp); e participação na sessão solene pelo centésimo-vigésimo aniversário do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A Frente divulgou carta elaborada pela direção da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) e encaminhada ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), M.A. Zago, na qual se propõe uma reestruturação do Conselho Superior da Fapesp, com o intuito de permitir a representação dos 19 institutos estaduais de pesquisa (aos quais corresponderiam duas vagas nesse colegiado), da Unesp e da Unicamp (com uma vaga cada uma).

A agenda completa da Frente Parlamentar:

16/8. Reunião com o professor Marcos Boulos para debater a situação dos pesquisadores da Sucen no Estado de São Paulo, com presença de representantes da APqC e Sucen (11 horas).

21/8.Visita e reunião no Instituto Butantan (10 horas).

23/8.Visita à Unicamp e reunião com o reitor Marcelo Knobel (15h30).

28/8.Visita e reunião no Instituto de Pesca (10 horas).

6/9. Sessão solene pelos 120 anos do IPT.

11/9. Próxima reunião da Frente, em local a ser definido.

Outra atividade que a Frente considera importante é a mostra “Unesp: A Universidade de todo o Estado de São Paulo”, organizada pela própria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e que estará disponível no hall de entrada da Alesp entre 14/8 e 23/8. Confira aqui detalhes sobre a mostra da Unesp.