Nesta quinta-feira (15/8), o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) vai celebrar o trigésimo aniversário do Decreto 29.598, de 2/2/1989, por meio do qual o então governador Orestes Quércia concedeu autonomia de gestão financeira às universidades estaduais paulistas. A medida representou uma conquista, porque foi precedida por intensa mobilização da comunidade acadêmica e por uma forte greve do funcionalismo público em 1988

O evento comemorativo, que será realizado no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, na Cidade Universitária do Butantã), terá sua abertura oficial às 10 horas. Estarão presentes representantes do governo estadual, da Alesp e do Tribunal de Justiça, além dos reitores da USP, Unesp e Unicamp e de Almino Affonso, vice-governador em 1989. Na ocasião será lançado um documentário sobre a autonomia universitária, dirigido por Caco Souza. O professor Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, que era secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico à época do Decreto 29.598 e foi um dos seus signatários, será homenageado.

Às 10h30, uma vez encerrada a abertura oficial, terão início três painéis simultâneos. O painel 1, “A autonomia de gestão financeira: história e perspectivas”, a ser coordenado por Carlos Vogt (Unicamp), contará com a participação de José Goldemberg (USP) e Paulo Milton Barbosa Landim (Unesp). O painel 2, “A gestão da autonomia e a autonomia de gestão financeira”, será coordenado pela ex-reitora Suely Vilela Sampaio (USP) e reunirá Marilza Vieira Cunha Rudge (Unesp) e Teresa Atvars (Unicamp).

O painel 3, “O papel e a importância da autonomia de gestão financeira para o desempenho das funções das Universidades Estaduais Públicas Paulistas”, reunirá os três reitores atuais, cabendo a Marcelo Knobel (Unicamp) a coordenação, tendo como debatedores Vahan Agopyan (USP) e Sandro Roberto Valentini (Unesp). Confira aqui a programação oficial.

Como parte da comemoração da autonomia, na mesma data haverá uma breve reunião conjunta dos três conselhos universitários, das 9 horas às 10 horas. O Cruesp concedeu 5 minutos de tempo para que o Fórum das Seis se manifeste nessa reunião, que será transmitida ao vivo em https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=40918. O Fórum será representado por seu coordenador, professor Wagner Romão, presidente da Adunicamp.

O Fórum das Seis preparou um impresso especial sobre a data, para ser divulgado junto às categorias das três universidades estaduais e do Centro Paula Souza. O material será distribuído no evento do Cruesp.