Parece brincadeira, mas é verdade. O reitor Vahan Agopyan acaba de convidar os membros do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário (HU) a participarem de um “evento” a realizar-se no próximo dia 19/12, intitulado “O Futuro do HU está presente”, que tem entre as finalidades declaradas nada mais, nada menos do que “apresentar as conquistas do Hospital Universitário da USP no ano de 2019”.

Os integrantes do colegiado receberam do gabinete do reitor mensagem com o seguinte teor: “Incumbiu-me o M. Reitor de convidar Vossa Senhoria para o evento ‘O Futuro do HU está presente’ a realizar-se no próximo dia 19, às 16 horas, no anfiteatro do 2º andar do Hospital Universitário da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 - Butantã, São Paulo – SP. O objetivo do evento é apresentar as conquistas do Hospital Universitário da USP no ano de 2019 e as propostas para o futuro”.

Trata-se de uma iniciativa no mínimo insólita, uma vez que a gestão Vahan Agopyan-Antonio Hernandes resistiu ao máximo, desde o início, a todas as tentativas dos movimentos sociais, da Assembleia Legislativa (Alesp) e do Ministério Público (MP-SP) de reverter o desmantelamento do HU (iniciado na gestão M.A. Zago-Vahan Agopyan) e viabilizar seu pleno funcionamento.

A Alesp precisou aprovar duas emendas ao Orçamento estadual, em anos consecutivos, para que, após muita pressão do Coletivo Butantã na Luta e do MP-SP, o reitor finalmente concordasse em dar início a um processo de reposição parcial do quadro de pessoal do HU. Assim, as conquistas mencionadas no e-mail enviado pela Reitoria aos membros do Conselho aconteceram contra a vontade do reitor.

Não há, assim, como evitar a impressão de que Vahan Agopyan quer “pegar carona” nas contratações que tentou impedir e que, por força das circunstâncias (ameaçado até de processo judicial por não haver empregado corretamente a verba consignada na primeira emenda aprovada pela Alesp), teve de realizar. Resta saber quais serão as “propostas para o futuro” que ele reserva para o HU. Acenará para novas “conquistas”?