Ato Público

São Paulo, 28/01/2015, 10h, no Vão do Masp

 

Nessa quarta-feira, 28 de janeiro,  o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos e do Emprego da Classe Trabalhadora mobilizará diversas centrais sindicais, movimentos sociais e populares em todo o país. Em São Paulo a atividade central será às 10h no Vão do MASP.

Essas manifestações buscam, de modo mais amplo, exigir a garantia de empregos, a manutenção e ampliação de direitos e impedir a instalação de um quadro marcado por arrocho salarial, recessão e desemprego. Mais especificamente, esse dia de luta tem como objetivo exigir a revogação das Medidas Provisórias (MP) 664 e 665, baixadas pelo governo no final do ano passado. Tais MP constituem uma séria ameaça aos direitos trabalhistas e previdenciários, atacando e reduzindo direitos, tais como o seguro-desemprego, o auxílio doença, a pensão por morte e o abono salarial do PIS-Pasep.

A Associação dos Docentes da USP (ADUSP) se junta a essa luta da classe trabalhadora brasileira em defesa do emprego e de direitos, que não podem ser diminuídos em função de uma conjuntura econômica e política desfavorável, na qual somente os trabalhadores são sacrificados. A resistência às políticas de austeridade só é possível com a unificação de pautas e ações de diferentes setores organizados da sociedade e do movimento sindical. E a ADUSP, para além de sua histórica luta em defesa da Universidade Pública e dos direitos dos docentes do ensino superior, reafirma seu compromisso com a construção coletiva dessa luta.

 

São Paulo, 27 de janeiro de 2015