Conads
53° Conad empossou nova diretoria do Andes-SN
Ciro Correia, novo presidente do Andes toma posse no Conad. Abaixo, o plenário |
O 53° Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), ocorrido de 26/6 a 29/6, em Palmas (TO), contou com a presença de 42 seções sindicais, e um total de 120 participantes (delegados e observadores). Teve como tema central “As Lutas Sociais e a Defesa da Universidade”, e deu posse à nova diretoria do Andes-SN (ver Informativo Adusp 262).
As discussões contemplaram os seguintes temas: “I._Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às centralidades estabelecidas no 27° Congresso [Goiânia/GO, janeiro de 2008]; II. Questões organizativas e financeiras do Andes-SN e atualização da proposta do Andes-SN para a Universidade Brasileira; III. Avaliação e atualização do plano de lutas: setores [particulares – IPES, estaduais – IEES e federais – IFES]; e IV. Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores”.
Perseguição
A defesa do direito de livre organização sindical constituiu a tônica dos debates frente ao ataque que o Andes-SN vem sofrendo por parte do governo. A diretoria propôs e os delegados aprovaram a realização de um Congresso Extraordinário em Brasília-DF, de 19/9 a 21/9, com o objetivo de tratar do enfrentamento dessa questão.
Nos últimos anos, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem baixado sucessivas regulamentações para a efetivação do registro sindical, muitas delas exigindo recredenciamento. A Secretaria do Trabalho do MTE passou a criar dificuldades para o Andes-SN.
Repúdio à Univesp
O 53° Conad aprovou uma moção de repúdio à adoção do Ensino à Distância (EàD) em substituição ao ensino presencial na formação inicial, sobretudo de professores — como é o caso da proposta da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ela será encaminhada aos reitores da USP, Unesp e Unicamp, aos secretários estaduais de Educação e de Ensino Superior e ao Governador.
Matéria publicada no Informativo nº 263
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Após decisão judicial, Esalq recua e contrata professor negro que havia sido preterido em concurso em favor do segundo colocado, “indicado” pela Comissão Julgadora
- A pedido de entidades, Núcleo de Gênero do Ministério Público cria canal para centralizar denúncias de casos de violência sexual e de gênero na USP
- Instituto de Psicologia confere diploma póstumo a Aurora Furtado, assassinada pela Ditadura Militar, em cerimônia tocante que também lembrou Iara Iavelberg
- Debate sobre “trabalho e diversidade na USP” revela permanência de desigualdades e fortes obstáculos à inclusão
- A cilada das escolas cívico-militares