…retomamos, assim, nosso intenso cotidiano de trabalho. Aproveitando o momento, vamos fazer um pequeno balanço das questões que consideramos importante tratar nesse primeiro semestre, algumas delas já contempladas em matérias deste Informativo. Começamos pela ação do Gatilho: durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o GT-Gatilho trabalhou intensamente para avançar na negociação de um acordo com a Reitoria para pagamento dos gatilhos referentes ao ano de 1987 (veja artigo).

Quanto à data-base de 2011, sua discussão já foi iniciada pelo Fórum das Seis, sem esquecer que a pauta específica dos docentes, relativa ao ano passado, ainda não foi objeto de discussão com os reitores. Por falar nisso, no dia 10/2, o Fórum encaminhou ao Cruesp uma carta aberta, reivindicando o agendamento de uma reunião com as três associações docentes, visando a discutir a valorização salarial dos níveis iniciais da carreira. Esperamos tratar dessa questão com os reitores antes do início da campanha salarial.

Por fim, no dia 10/2, a Adusp protocolou no Ministério Público Estadual (MPE) uma representação contra vários artigos do Estatuto da USP, visando à democratização dos colegiados da universidade e do processo de indicação do Reitor. Na ocasião, a entidade foi recebida pelo procurador-geral de justiça do Estado de São Paulo, acompanhado do subprocurador e de outros integrantes do MPE (detalhes desse encontro).

Até aqui, boas notícias. Mas só até aqui.

Logo no início de janeiro, fomos surpreendidos pela chocante demissão de cerca de 270 funcionários técnico-administrativos: a página 3 traz matéria sobre a questão, abordando aspectos jurídicos e políticos envolvidos. A diretoria da Adusp reagiu prontamente ao que considera um ato de extrema violência e manifesta sua solidariedade aos demitidos e sua indignação com o rito sumário adotado pela Reitoria. Juntamente com o Fórum das Seis, reivindica a imediata readmissão dos demitidos e respostas às muitas questões colocadas no artigo desta edição. A propósito: a 6ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, em liminar, acaba de mandar reintegrar um dos funcionários demitidos.

Haveria ainda muitas questões a mencionar, no rol de preocupações da categoria. Mas outros informativos virão…

Como não nos cansamos de dizer, o sucesso no enfrentamento dessas e de tantas outras questões depende, evidentemente, do envolvimento de cada um de nós. Como também não nos cansamos de dizer: solidários, unidos, podemos mais. BOM SEMESTRE A TODOS!

 

Informativo n° 320

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!