Nota da Diretoria do Andes-Sindicato Nacional sobre o segundo turno da eleição presidencial 

Nesta quarta-feira (5/10), a Diretoria do Andes-Sindicato Nacional, do qual a Adusp é uma seção sindical, emitiu nota sobre o segundo turno das eleições presidenciais, indicando voto no candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação da Diretoria do Andes-SN, levando-se em conta que o candidato Jair Bolsonaro (PL) chegou ao segundo turno com votação expressiva, trata-se de “momento de extrema gravidade”, razão pela qual decidiu tomar posição publicamente.
 
A nota sintetiza o “conjunto da obra” do governo atual, que é, no seu entendimento, “dos mais nefastos da história do nosso país: constantes ataques à educação pública, às ciências, ao conhecimento e às liberdades democráticas; degradação das condições de vida da classe trabalhadora; incentivo à destruição dos biomas brasileiros, especialmente da floresta amazônica e seus povos; ataques machistas, racistas, xenofóbicos, capacitistas e LGBTQIAP+fóbicos; pauperização e fome da população, com 33 milhões de pessoas sem ter o que comer; além das 686 mil mortes por Covid-19”.
 
Chama atenção, ainda, para o discurso golpista que vem sendo feito pelo candidato à reeleição e para as ameaças às liberdades democráticas. “A política adotada pelo governo Bolsonaro-Mourão confirma que está em curso um projeto fascista. É muito preocupante a comprovação, no primeiro turno das eleições, de que mais de 43% do(a)s eleitore(a)s votaram pela continuidade da política genocida e de extrema direita”, adverte a nota. “A candidatura de Bolsonaro-Braga Netto não faz parte do campo democrático. Há real ameaça de reeleição e um segundo mandato colocaria a nossa frágil democracia sob risco ainda maior”.
 
Assim, anuncia, a “Diretoria do Andes-SN se posiciona pelo voto em Lula, no dia 30/10/22, porque tem a responsabilidade e o compromisso em avaliar que o contexto eleitoral impactará nas condições de luta, de existência dos sindicatos”, explica. “Para o Andes-SN continuar nas ruas, com independência e autonomia, é fundamental derrotar Bolsonaro nas urnas. A gravidade do momento exige ‘Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!’”.
 
Por outro lado, a nota reafirma “a defesa da autonomia e da independência do Sindicato Nacional e que permaneceremos em luta defendendo nossas pautas”.

Íntegra da nota sobre o segundo turno das eleições presidenciais

A Diretoria do Andes-Sindicato Nacional se dirige ao conjunto da categoria, neste momento de extrema gravidade, para se posicionar sobre o segundo turno da eleição para Presidente da República.
 
Nossas ações sempre se pautaram pela defesa da democracia, reconhecendo que, embora limitado, o processo eleitoral deve respeitar todas as candidaturas que se apresentam para o pleito.
 
A candidatura do atual presidente, que alcançou o segundo turno eleitoral, tem reiteradamente manifestado a possibilidade de desrespeito ao pleito, com questionamentos quanto às decisões das instituições responsáveis por organizar e fiscalizar as eleições e ao funcionamento das urnas eletrônicas. E o faz propalando ameaças golpistas e incitando as pessoas que o apoiam a fazerem uso da violência política.
 
O conjunto da obra de Bolsonaro-Mourão à frente da Presidência é dos mais nefastos da história do nosso país: constantes ataques à educação pública, às ciências, ao conhecimento e às liberdades democráticas; degradação das condições de vida da classe trabalhadora; incentivo à destruição dos biomas brasileiros, especialmente da floresta amazônica e seus povos; ataques machistas, racistas, xenofóbicos, capacitistas e LGBTQIAP+fóbicos; pauperização e fome da população, com 33 milhões de pessoas sem ter o que comer; além das 686 mil mortes por Covid-19.
 
A política adotada pelo governo Bolsonaro-Mourão confirma que está em curso um projeto fascista. É muito preocupante a comprovação, no primeiro turno das eleições, de que mais de 43% do(a)s eleitore(a)s votaram pela continuidade da política genocida e de extrema direita.
 
A candidatura de Bolsonaro/Braga Netto não faz parte do campo democrático. Há real ameaça de reeleição e um segundo mandato colocaria a nossa frágil democracia sob risco ainda maior.
 
Assim, a Diretoria do Andes-SN se posiciona pelo voto em Lula, no dia 30/10/22, porque tem a responsabilidade e o compromisso em avaliar que o contexto eleitoral impactará nas condições de luta, de existência dos Sindicatos. Para o Andes-SN continuar nas ruas, com independência e autonomia, é fundamental derrotar Bolsonaro nas urnas.
 
A gravidade do momento exige “Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!”.
 
Por fim, reafirmamos a defesa da autonomia e da independência do Sindicato Nacional e que permaneceremos em luta defendendo nossas pautas.
 
Brasília (DF), 5 de outubro de 2022.
Diretoria do Andes-Sindicato Nacional
 
 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!