Próximo debate será realizado em 20/5, no LCF, às 17 horas

A subsede regional de Piracicaba está realizando uma série de debates sobre a Carreira Docente. O primeiro foi realizado em 27/4, com a presença dos professores César Minto, da Faculdade de Educação e ex-presidente da Adusp, e Demóstenes Silva Filho, diretor regional da entidade.

 Em sua explanação, o professor César comentou as mudanças negativas na carreira, provocadas pela reforma do Estado. Defendeu a proposta baseada nas decisões do 29º Congresso do Andes-Sindicato Nacional sobre carreira docente, cujos eixos orientadores são 1) “contemplar categorias ou classes correspondentes à formação continuada/titulação” e 2) “valorizar o tempo de serviço, de forma automática, por meio da adoção de anuênios, biênios, triênios etc. ou de mecanismos equivalentes” (conforme Anexo ao Caderno de Textos do 29º Congresso, Texto 42). O segundo eixo, destaca César, “valoriza a dedicação cotidiana exigida pelo trabalho docente”.

O professor da FE também detalhou os princípios de construção da carreira docente adotados pelo Andes-SN: estrutura aberta, com ingresso apenas por meio de concurso público; indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão; dedicação exclusiva como regime de trabalho preferencial; estrutura simples, baseada na formação continuada e na titulação existente hoje nas universidades brasileiras: graduação, especialização, mestrado, doutorado, livre docência e titularidade; etc.

O professor Flávio Tavares, da Esalq, destacou a importância da atividade e disse que, embora a categoria esteja distante da discussão sobre as questões políticas de fundo (como a reforma do Estado), é preciso encontrar caminhos para trabalhar o tema da carreira docente.

O próximo debate será realizado em 20/5, no Departamento de Ciências Florestais (LCF) - Sala DO 1, às 17 horas, com a participação do professor Manoel Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e representante dos professores doutores no Conselho Universitário. Ao final, será oferecido um coquetel aos participantes.

 

Informativo 305