Nota da Diretoria da Adusp

A Diretoria da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) vem a público apresentar seu posicionamento a respeito das eleições gerais de 2022.

Considerando a concepção de Sindicato que sempre a referenciou, a Adusp – organismo plural, que busca representar o conjunto da categoria docente na USP, autônomo de governos, partidos políticos, religiões, administrações universitárias – informa que:

  1. tão logo sejam formalizadas as candidaturas para os cargos majoritários, Presidência da República e governo do estado de São Paulo, junto aos órgãos eleitorais pertinentes, a Diretoria da Adusp fará chegar a(o)s sindicalizada(o)s os respectivos programas de governo defendidos pelas(os) candidatas(os), a serem democraticamente sufragados pela população paulista em 3/10; e
  2. se houver segundo turno, a Diretoria fará esforços para que seja realizado um amplo debate público entre as candidaturas remanescentes na disputa, buscando questioná-las, em especial sobre os temas que afetam diretamente o funcionamento da universidade.

A Diretoria entende que a “Nota – Contra a carestia e em defesa da democracia”, documento importante elaborado por um conjunto significativo de entidades sindicais, expressa o limite da atuação ética da Adusp, em respeito tanto à concepção sindical já mencionada, quanto à prerrogativa democrática de escolha da(o)s sindicalizada(o)s nas próximas eleições.

Ademais, dado o conjunto da obra que tem caracterizado o desgoverno federal, incluindo a evidência de tentativa de golpe, ao colocar em dúvida a lisura das próximas eleições, a Diretoria exorta a categoria docente não só a aderir às propostas contidas no documento citado, mas a reforçar a postura política já tomada nas eleições de 2018, por meio do #EleNão! – que atualmente se traduz em #BolsonaroNuncaMais!

 

São Paulo, 20 de maio de 2022

Diretoria da Adusp

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.