Os estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) decidiram em assembleia geral ocupar o espaço da Habits Incubadora Tecnológica e Social da USP Leste, mantida pela Agência USP de Inovação, em 25/2, uma vez que o espaço destinado à vivência estudantil, o Anfiteatro 1, no edifício do Ciclo Básico, foi interditado em 27/1 sem aviso prévio. Em nota, os estudantes lembram que desde 2012 tentam obter da diretoria da EACH um local adequado às atividades estudantis.

A questão do espaço estudantil foi incluída na pauta da última reunião da Congregação da EACH, em 20/2, a pedido do representante discente, quando ficou estabelecido que o Conselho Técnico Administrativo (CTA) trataria da questão. Em 2/3 foi realizada reunião de trabalho com as diretoras, assistentes, engenheiro e 13 estudan­tes, na qual “foram levantadas possibilidades de soluções a curto, médio e longo prazo”, segundo comunicado da diretoria da EACH. As propostas discutidas na reunião foram levadas ao CTA em 4/3, e todos os que se manifestaram sobre o caso reconheceram sua urgência.

Ainda no comunicado oficial, a diretoria da EACH afirma: “Nossa posição é pautada pelo diálogo e comprometida com a atenção às demandas das categorias que compõem nossa escola. Trabalhamos para que elas sejam atendidas dentro do possível em uma escola que cresce em suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e não cresce na disponibilidade de espaço para o pleno exercício dessas atividades”.

Informativo nº 396