A Assembleia Geral da Adusp realizada nesta terça-feira (8/6) aprovou a proposta de indicativo de greve; conclamou os três setores — docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes — a realizar uma plenária geral conjunta; e autorizou a Diretoria da Adusp a elaborar uma carta sobre a negociação com o Conselho de Reitores (Cruesp), a ser lida nas salas de aula após a reunião prevista para esta quinta-feira (10/6).

O Fórum das Seis enviará ofício ao Cruesp solicitando transmissão da reunião de negociação, que acontece mais de dois meses depois que foi protocolada a Pauta Unificada de Reivindicações (6/4). A data-base das categorias da USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza é 1º/5.

A planilha intitulada “Previsão de Arrecadação do ICMS líquido, liberações financeiras e folha de pagamento das universidades estaduais paulistas, Maio de 2021”, divulgada pelo próprio Cruesp, reitera o entendimento do Fórum das Seis de que existe ampla margem para o atendimento das reivindicações salariais da categoria. Ela revela o bom desempenho da arrecadação de ICMS e dos repasses mensais do Tesouro, e informa que o comprometimento acumulado médio das três universidades estaduais com despesas de pessoal encontra-se no patamar de 74,13%, um dos mais baixos da história.

A situação atual foi definida assim na mala-direta enviada pela Adusp em 9/6: “Chega de arrocho salarial! Sem negociação para valer, o indicativo de paralisações e greve continua!”. A proposta encaminhada aos reitores prevê reajuste imediato de 8% e adoção de um plano de recuperação gradual das perdas sofridas desde 2012 (confira aqui em detalhes).

Foi aprovada a seguinte proposta de pauta para a plenária conjunta dos 3 setores:

  • contra a descaracterização da universidade
  • defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada
  • por melhores condições de trabalho, inclusive o trabalho remoto
  • permanência estudantil de qualidade (pagamento de auxílios, moradia, saúde mental etc.)
  • pela recomposição de pessoal
  • construção do plano sanitário e educacional (vide circular 202 do Andes)

A próxima Assembleia Geral virtual da Adusp já está convocada para 15/6 às 17h30min. Participe você também!

 

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.