DSC_0003
Lançamento da campanha por mais verbas para a educação

Desde o final do segundo semestre de 2005 a Adusp, a APG, o DCE e o Sintusp constituíram um Comitê em Defesa da Escola Pública. A idéia da criação do Comitê surgiu durante a última campanha pelo aumento de recursos públicos para a educação pública estadual nos diferentes níveis em que é constituída. Essa campanha resultou na luta vitoriosa durante a discussão e aprovação da LDO para 2006, quando a Assembléia Legislativa aprovou parte das reivindicações do fórum das Seis, e na luta pela reversão do veto do Zeroaldo.

Nas reuniões do Comitê, que sonha com a construção de uma Campanha em Defesa da Escola Pública envolvendo as entidades educacionais e sindicais do Estado, a questão do financiamento público tem ocupado um lugar de destaque. O comitê também organizou parte das atividades da Calourada Unificada 2006, como o lançamento da Campanha por Mais Verbas para a Educação Pública, ocorrido em 22/2.

Nesta data, entidades representativas da comunidade universitária — DCE-Livre “Alexandre Vannucchi Leme”, Adusp, APG-Capital e Sintusp — lançaram a Campanha em ato realizado em frente à Reitoria da USP, animado pela palavra de ordem “educação não vive de brisa”. A Calourada Unificada contou também com debates, oficinas, aula magna e um show na Praça do Relógio.

Outras entidades engajadas na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade também manifestaram apoio, enviando representantes ao lançamento: UNE, UEE-SP, Executiva Nacional dos Estudantes de Computação-ENEC, DCE da Unicamp, Centro Acadêmico de Ciências Sociais e Centro Acadêmico Clarice Lispector (ambos da PUC-SP), Sinteps, Conlute e Fórum das Seis.

Aula pública

Dando continuidade a essas atividades está programada para o dia 15/3, quarta-feira, às 17h30, no auditório Jacy Monteiro (IME), a aula pública “Financiamento: a educação pública não vive de brisa!”, a cargo do professor Rubens Barbosa de Camargo, docente da Faculdade de Educação da USP e secretário da Educação do Município de Suzano.

 

Matéria publicada no Informativo nº 208

Utilizamos cookies

Utilizamos cookies neste site. Você pode decidir se aceita seu uso ou não, mas alertamos que a recusa pode limitar as funcionalidades que o site oferece.