Revista Adusp

Janeiro 2010

CASO DE PLAGIO
QUE ENVOLVE SUELY
REPERCUTE, MAS FOLHA
OMITE A FONTE!

O caso de plagio noticiado em
primeira mao pelo Informativo Adusp
296, “Dentncia de plagio contra gru-
po de pesquisa da reitora”, que circu-
lou no dia 3/11 nas edicoes em papel
e eletronica, repercutiu nos jornais
diarios, portais noticiosos e blogues,
depois que a Folha de S. Paulo repli-
cou o caso no dia seguinte.

Em sua matéria, porém, a Folha
deixou de mencionar que sua fon-
te foi o Informativo Adusp. Além
disso, usou, na forma de parafrase,
diversas informacoes contidas na re-
portagem do Informativo Adusp. Por
isso, a redagao entrou em contato
com o ombudsman da Folha, jorna-
lista Carlos Eduardo Lins da Silva, a
quem apresentou um protesto.

O ombudsman pediu ao repor-
ter Eduardo Geraque, autor da ma-
téria da Folha, que se manifestas-
se. Geraque admitiu que sua fonte
primaria foi o Informativo Adusp,
mas tentou minimizar o fato: “A
informagao chegou a redagao pelo

Informativo Adusp e s6”.

O repoérter também negou a
copia de trechos da matéria origi-
nal: “A apuracao foi toda minha.
As fontes sdo outras e nao tem ne-
nhum trecho parecido entre as duas
historias™.

“Recomendavel”

Apesar das alegacoes de Ge-
raque, a unica fonte diferente na
matéria da Folha de 4/11 € o pes-
quisador Rodrigo Stabeli (um dos
membros do grupo da reitora). Ea
unica fonte que a Folha conseguiu
consultar de fato, pois nao obteve
qualquer declaracao do grupo da
UFRIJ autor do trabalho copiado;
nao conseguiu ouvir o lider do gru-
po da USP, o professor Andreimar
Soares; ndo conseguiu falar com a
pesquisadora Carolina Sant‘Ana,
pivod da histdria. (Todos ouvidos pe-
lo Informativo Adusp, como atesta
a edicao 296.) Quanto a reitora, a
“nota” por ela emitida, e publicada

pela Folha, limita-se a reproduzir,
ipsis literis, a declaragdo que fizera
dias antes ao Informativo Adusp.

O ombudsman nao vé gravidade
na conduta da Folha: “Se eu tivesse
feito o texto, citaria a fonte onde
obtive a informacgdo. E o mais re-
comendavel. Mas a informacao era
publica. Nao acho que seja uma
grande falta ética nao a ter citado”.

O Informativo Adusp comuni-
cou ao ombudsman sua insatisfacao
com a atitude da Folha, pois citar
a fonte € questio de bom jornalis-
mo e respeito aos leitores, espe-
cialmente em casos de ineditismo.
Ademais, a noticia publicada no
jornal quinzenal da Adusp estava
devidamente apurada, o que facili-
tou a tarefa da Folha. Quem tornou
a informagdo “publica” foi o Infor-
mativo Adusp.

Nova denuncia
No dia 14/11, o jornal O Estado
de S. Paulo publicou novas acusa-

894



Janeiro 2010

Revista AdllSP

As imagens publicadas em Antimicrobial Agents and

Chemotherapy (2003)...

EFFECT OF CROTON CAIUCARA ESSENTIAL OIL ON LEISHAMANEA 1897

Tig.3-

002 'R R0 UG BOL/dS-TRRICIE 9P OPRIBon) Tassens 18 S0 wsw JTT Wi POpRSiumag

forms were incubated for 24 b with 5 and 15 pg/ml of BarLAAD-L. (A) untreated parasite showing kinetoplast (k) and
mucleus (nf; (¥) treated parasite with $ ug/ml of BjarLAAD-1 exhibiting kinetoplast disorganization. Note the gross
altorsticns in the cegasization of the nuclest and kinetoplast chroemating, (C) Parssites completely deatrayed aftue
ereatment with 15 pg/mi of BlarLAAD-L
cultivated in untreated (D} and treated medium with BjarLAAG-1 {E). Promastigotes treated for 24 b with enzyme (5 pg/ml)
showisg alteratioes in Use Nagella or nuckeus (asrows). Bars = 0.5-1.0 pm. These dats are representative of thres

electran Leishmania

¢ leishmanissis, but alss for other Entracellular

ed and treated promastigotes. azonensis) and
[ "

nd important
o Kinetopl

... e reproduzidas sem citagdo em Biochemical Pharmacology (2008)

O artigo contestado, publicado na revista Biochemical Pharmacology (edi¢do 76, 2008), tendo como pri-
meira autora Carolina D. Sant’Anaq, reproduz trés imagens colhidas em microscépio eletrénico idénticas as que
constam de um outro artigo, publicado na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy (v. 47, n® 6, 2003),

por Angela Lopes e seu grupo.
As imagens (A), (D) e

disso, as legendas explicativas sGo completamente diferentes.

¢oes contra o grupo de Suely. O
mesmo grupo de pesquisadores
da UFRJ que fez a dentincia ini-
cial percebeu que “outras duas
imagens do artigo supostamente
fraudado sdo semelhantes as pu-
blicadas em um trabalho do gru-
po carioca divulgado em 2006 na
revista Parasitology International”.
Além disso, um grafico do artigo

dos pesquisadores da USP “seria
quase idéntico a ilustragdes pu-
blicadas em trabalhos anteriores
do préprio grupo, divulgados em
2006 e 2007”.

A reportagem de Alexandre
Gongcalves assinala que Andreimar
Soares e Suely Vilela sdo os uni-
cos co-autores presentes nos trés
artigos. Indica a disposicao da pro-

(E) da Figura 3 do artigo de 2003 correspondem respectivamente as imagens (A), (B) e
(C) da Figura 3 do artigo de 2008, no qual foram suprimidas as imagens (B) e

(C) da sequéncia original. Além

reitora Mayana Zatz de “apurar a
responsabilidade de cada co-autor”,
pois a “impunidade traria prejuizos
a imagem de todos os cientistas da
USP”. E surpreende ao revelar que
a investigacao da primeira acusacao
de plagio é conduzida como “sin-
dicancia interna na Faculdade de
Ciéncias Farmacéuticas de Ribeirao
Preto” (FCF-RP).

D



