
72

Abril 2012 Revista Adusp

Sayad demite centenas 
e desmantela TV 
Cultura, que vive  

sua maior crise
Katia Abreu e Tadeu Breda

Jornalistas

Sob comando do ex-ministro João Sayad, aquela que já foi a maior referência do país 
em rádio e televisão pública recebe do Estado orçamentos cada vez menores, extingue 

programas históricos, mingua a olhos vistos. O agudo despreparo do presidente 
da Fundação Padre Anchieta serve sob medida ao propósito de desconstruir a TV 

Cultura, o que inclui celebrar “parcerias” com grupos privados de mídia. O quadro 
dramático envolve ainda um conselho omisso e ingerência política nos programas 

jornalísticos. Agora, funcionários, ex-funcionários e movimentos sociais mobilizam-se 
em defesa da emissora (no destaque, cartaz de convocação para ato público em 3/4)

Daniel Garcia



73

Abril 2012Revista Adusp

Quase 2 mil funcionários 
compunham os quadros 
da TV Cultura no início 
da gestão de João Sayad 
na Fundação Padre An-
chieta (FPA), em janeiro 

de 2010. Hoje, pouco mais de meta-
de continua na folha de pagamento. 
A reforma administrativa impingi-
da por Sayad desde junho de 2010 
demitiu centenas de profissionais 
da FPA e extinguiu contratos com 
as TVs Assembleia e Justiça. Ex-
ministro do Planejamento (governo 
Sarney) e ex-secretário estadual da 
Cultura, ao assumir a presidência da 
FPA Sayad deixou claro que sua mis-
são era sanear as contas e reduzir a 
estrutura da emissora, o que implica 
rebaixar a produção própria a ape-
nas 30% da programação. No início 
de 2012, foi celebrado um contrato 
de “parceria” com a Editora Abril e 
a Folha de S. Paulo, que passariam a 
produzir programas (a primeira ter-
minaria desistindo); logo em seguida 
ocorreram novos cortes de jornalis-
tas e de outros funcionários.

Munido de vocação reforma-
dora, após realizar alguns ajustes 
de gestão na Secretaria da Cultura 
Sayad teria almejado assumir a pre-
sidência da FPA para fazer o mes-
mo com a emissora. “A TV Cultura 
não tinha foco, estava envelhecen-
do e tinha uma administração ne-
gligente”, avalia. “Quero trabalhar 
para que a tevê recupere o mesmo 
sucesso que teve no passado”. 

As glórias do passado, entretan-
to, estavam atreladas a repasses do 
governo estadual mais generosos 
do que os atuais. Eugênio Bucci, 
ex-presidente da extinta Radiobrás 
e ex-conselheiro da FPA, levantou 

dados esclarecedores a respeito do 
financiamento da fundação pública: 
“Ano após ano, vai escasseando o 
investimento público na FPA. Em 
2003, ele representava 81,53% da 
receita da fundação. Agora, está na 
casa dos 50%. Em valores absolutos, 
o declínio é dramático: a previsão 
de R$ 84 milhões de verba estatal 
para 2011 fica 35% abaixo da ver-
ba de 2010” (O Estado de S. Paulo, 
11/8/2011). Em 2012, a dotação anu-
al do Estado deve ficar em torno de 
R$ 70 milhões, em um orçamento da 
ordem de R$ 150 milhões.

As declarações de Sayad no início 
de sua gestão, que incluíram a ame-
aça de vender o prédio que sedia a 
FPA, evidenciaram que o economista 
desconhece a linguagem e a história 
da instituição. Numa de suas primei-
ras conversas com os funcionários, 
relatada no site Salve a Rádio e TV 
Cultura, ele criticou programas como 
o Autor por Autor (“Quem quer saber 
se o João Ubaldo é baiano? Impor-
tantes são os livros dele”) e o clás-
sico Ensaio (que, segundo ele, tem 
“planos ultrapassados”, de “40 anos 
atrás”). Na reunião, um funcionário 
comentou que, enquanto Sayad se 
amparava em planilhas e números, 
o que movia os trabalhadores era o 
sonho de fazer uma TV pública de 
qualidade: “Talvez o senhor tenha 
como referência uma calculadora. 
Já a nossa referência é esse homem 
aqui”, disse apontando para o vetera-
no Fernando Faro, aclamado diretor 
de Ensaio. Sayad, então, perguntou 
quem era a pessoa em questão...

A nomeação para a presidência 
da FPA de alguém totalmente alheio 
ao meio é sintoma de um projeto 
político de desmantelamento. “A li-

nha de toda essa reestruturação é 
esvaziar a emissora até que se torne 
uma mera retransmissora de conteú-
do”, comenta a jornalista Bia Barbo-
sa, da Frente Paulista pelo Direito à 
Liberdade de Expressão e Comuni-
cação. O caso da TV Cultura, acres-
centa, é reflexo da lógica do PSDB, 
que governa o Estado há quase duas 
décadas: “Sucateia o serviço para 
justificar a privatização”. 

Houve forte reação negativa 

ao anúncio de extinção do 

programa Manos e Minas, 

dedicado ao hip hop e à 

cultura da periferia. A 

mobilização da sociedade e 

de deputados obrigou Sayad 

a recuar. O revés pode ter 

freado planos semelhantes

A jornalista, que integra o Co-
letivo Intervozes, grupo que reúne 
ativistas e pesquisadores da comu-
nicação, ressalta o fato de que no 
Brasil a sociedade não percebe a 
necessidade de uma TV pública de 
qualidade. Ao contrário de muitos 
países europeus, que desenvolveram 
seus sistemas de TV e rádio a partir 
de modelos públicos e estatais, por 
aqui essa criação se deu subordina-
da a grupos comerciais. “Não temos 
um sistema público de comunicação 
forte e a própria população não dá 
valor a isso. Na Inglaterra, a BBC é 
bancada com uma taxa cobrada de 



74

Abril 2012 Revista Adusp

todos os cidadãos. Aqui não é enten-
dida a relevância disso. A população 
não se sente representada”, declara. 

Nem sempre Sayad saiu-se vitorio-
so no projeto de desconstrução da gra-
de da TV Cultura. Houve forte reação 
negativa ao anúncio de extinção do 
programa Manos e Minas, dedicado ao 
hip hop e à cultura da periferia. Após 
noticiar o fim do programa, Sayad foi 
obrigado a recuar. Sérgio Ipoldo, di-
retor do Sindicato dos Radialistas e 
funcionário da TV Cultura há 25 anos, 
acredita que esse revés freou outras 
intenções supressivas da direção da 
FPA: “Quando anunciaram a retirada 
do Manos e Minas da programação, a 
sociedade se mobilizou, houve audi-
ência pública na Assembleia Legislati-
va. Isso fez com que eles repensassem 
algumas coisas”. 

Laurindo Leal Filho, professor 
da Escola de Comunicações e Artes 
da USP, explica que a TV Cultura 
viveu sua fase áurea no início da dé-
cada de 1990, quando uma progra-
mação infantil “altamente criativa 
e arrojada” fez com que a emissora 
sustentasse um recorde de 12 pontos 
de audiência no Ibope. “Essa pon-
tuação nunca havia sido obtida e ja-
mais voltou a ser registrada”, conta 
Lalo, como é conhecido. Guto Ca-
margo, presidente do Sindicato dos 
Jornalistas, destaca a dedicação e o 
interesse do corpo de funcionários 
como um fator essencial à produção 
de programas de alta qualidade, em 
contraposição ao descaso de suces-
sivos governos: “Foi resultado da 
insistência de pessoas que tinham 
interesse nisso, tanto da sociedade 
quanto os trabalhadores da FPA. 
Mas não era parte de plano nenhum, 
estava lá porque conseguiam fazer. 

Isso foi a tônica dos programas da 
Cultura: foram bons por insistência 
dos profissionais, nunca em decor-
rência de um plano do governo”. 

Quanto ao próprio Sayad, vê na 
briga por audiência uma das princi-
pais metas e uma das maiores difi-
culdades da sua gestão: “É o desafio 
comum de todas as televisões. Hoje 
não se vê televisão como se via em 
1980. Além da televisão, existe in-
ternet, TV a cabo etc”, sinaliza. O 
presidente da FPA sublinha que não 
irá buscar o aumento no número de 
telespectadores a qualquer preço: 
“Não faremos o mesmo que a Globo 
faz para atrair audiência, mas temos 
que nos preocupar com a audiên-
cia”. Sayad acredita que pode barga-
nhar mais recursos do Estado caso 
consiga melhores resultados no Ibo-
pe — além de disputar o dinheiro 
da fatia publicitária, que tende a au-
mentar com os índices de audiência. 

No entanto, no primeiro semestre 
de 2011 a audiência da TV Cultura 
caiu para 0,8 ponto, o equivalente a 

“apenas” 47 mil domicílios, segundo 
informou o jornalista Jotabê Medei-
ros, de O Estado de S. Paulo. Uma 
forte queda, que se refletiu na receita 
publicitária: esta ficou 58% abaixo do 
previsto. “Isso é resultado da baixa de 
investimentos e cria um ciclo vicioso 
negativo: sem audiência não conse-
guem captar recursos para manter a 
emissora”, analisa Bia Barbosa. 

A jornalista Bia Barbosa 

propõe a criação de um fundo 

de financiamento para a 

TV Cultura, com recursos 

provenientes da taxação do 

uso do espectro pelas empresas 

comerciais e da venda de 

aparelhos de televisão

A entrada de peças publicitá-
rias na programação da TV Cultura 
existe, segundo Sayad, desde 1991. 
Porém, se antes os anúncios apare-
ciam como “apoio cultural” e eram 
encarados mais como filantropia 
empresarial do que como estratégia 
de marketing, a partir dos anos 2000 
eles assumiram moldes semelhantes 
aos vistos na televisão comercial, o 
que fere a natureza da emissora. “O 
ritmo da propaganda dialoga com o 
consumidor através da emoção: ele 
não pode pensar no que vê, deve 
apenas comprar. Já a tevê pública 
deve relacionar-se com o cidadão 
por meio de uma conversa racional, 
que faz pensar”, compara Lalo.

Daniel Garcia

João Sayad



75

Abril 2012Revista Adusp

Também na opinião de Eugênio 
Bucci a publicidade interfere ética e 
esteticamente na emissora pública, 
descaracterizando-a. “Se sua receita 
ordinária vem de anúncios, ela fun-
ciona como uma emissora comercial. 
Sua única distinção em relação às 
demais será sua natureza jurídica”. 
Bia acredita que a solução pode vir 
da criação de um fundo de financia-
mento composto por várias fontes de 
recursos: “O orçamento de uma TV 
pública não pode vir todo do gover-
no e também não pode depender da 
publicidade. Uma saída seria pensar 
na taxação do uso do espectro pelas 
empresas comerciais e da venda de 
aparelhos de televisão”. 

Em tese, Sayad defende posição 
semelhante: “É impossível querer 
autonomia e receber uma parcela de 
recursos do Estado que seja tão im-
portante quanto é hoje. Precisamos 
de uma fonte de financiamento que 
nos dê liberdade”.

Mas, além das barreiras econô-
micas, o professor Lalo acredita que 
o grande problema da TV Cultura é 
institucional. “Existe uma hegemonia 
do PSDB que precisa ser rompida. O 
Conselho [Curador] tem uma dissi-
dência muito pequena, que é repre-
sentada às vezes pelo reitor de alguma 
universidade. É preciso imprimir uma 
renovação real nos conselheiros”, 
protesta. “A sociedade paulista, que 
mantém a FPA através dos impostos, 
não tem voz na gestão da emissora e 
fica ao sabor dos conflitos internos do 
partido que está no poder.”

José Maria Pereira Lopes, que 
trabalha na TV Cultura há 32 anos e 
é o atual representante dos funcioná-
rios no Conselho, conta que a pauta é 
dedicada basicamente a questões ad-

ministrativas: “O jornalismo a gente 
não discute no conselho. Discutem o 
jornalismo em um comitê de progra-
mação, somente com o presidente e 
a diretoria”. Ele se queixa da falta de 
participação dos 47 membros do con-
selho nos encontros mensais: “Têm 
decisões que são tomadas com pe-
quenos quóruns: vinte, vinte e cinco 
conselheiros. O secretário estadual 
da Educação só apareceu uma vez, o 
secretário municipal raramente apa-
rece, o representante dos estudantes 
(UNE) nem uma vez...”.

“A TV Cultura hoje só é 

superada no controle pelo 

malufismo. Não é uma TV 

pública, ela só simula ser. 

É TV estatal que vive um 

momento de retrocesso”, 

conclui o jornalista Rui 

Rebelo, representante dos 

funcionários com 25 anos de 

casa demitido por Sayad 

O conselho sequer faz avaliações 
periódicas da programação. Assun-
tos polêmicos como a demissão de 
Gabriel Priolli da direção de jorna-
lismo, poucos meses após a posse 
de Sayad, ou a polêmica entrevista 
do delator Cabo Anselmo no pro-
grama de entrevistas Roda Viva não 
foram sequer mencionados entre os 
conselheiros. “São decisões da dire-
toria executiva e do presidente. O 

conselho não se mete nisso de jeito 
nenhum”, afirma Pereira Lopes. 

Rui Rebelo, um dos editores do 
Jornal da Cultura em julho de 2010, 
época da demissão de Priolli, relem-
bra o caso: “Ele decidiu fazer uma 
matéria sobre pedágio. Não era con-
tra o governo do Estado, era uma ma-
téria de interesse público discutindo 
o pedágio. O Fernando Vieira Mello 
[vice-presidente de conteúdo] man-
dou suspender a matéria e afastou 
o Gabriel. Com a repercussão ruim 
do episódio, no dia seguinte, ele veio 
mais miudinho: ‘Houve um mal en-
tendido, não quero que não dê a ma-
téria; só acho que está incompleta’. E 
mandou ouvir o governo do Estado. 
A matéria foi reeditada por gente de 
confiança deles e aí sim foi ao ar”.

Antigo funcionário da emissora, 
com 25 anos de casa, Rebelo fazia 
parte da comissão de funcionários 
que discutiu a reestruturação da TV 
no início da gestão de Sayad. E, assim 
como Marilu Cabañas, representante 
dos trabalhadores da Rádio Cultura 

Daniel Garcia

Eugênio Bucci



76

Abril 2012 Revista Adusp

na mesma comissão, foi um dos pri-
meiros a ser demitido na reestrutu-
ração. “Todas as pessoas que tinham 
liderança entre os trabalhadores 
foram mandadas embora. É clara a 
perseguição política”, comenta o pre-
sidente do Sindicato dos Jornalistas, 
Guto Camargo. 

Marilu, ganhadora de vários 
prêmios (Vladimir Herzog, APCA 
e outros) por suas reportagens de 
cunho social, conta que antes de ser 
afastada já havia sido informada pela 
diretora da rádio, Gioconda Bordon, 
de que Sayad não gostava do formato 
de reportagens em séries e documen-
tários para o rádio, e que sua série 
“Vozes da Mata Atlântica”, sobre as 
dificuldades enfrentadas pelos mo-
radores do Vale do Ribeira, seria a 
última deste tipo. Ela lembra ainda 
que as diretrizes editoriais sofriam al-
terações quando mudavam governos 
e diretores: “Quando José Roberto 
Walker assumiu a diretoria da rádio, 
no governo Alckmin, ele já chegou 
avisando: ‘Matéria com pobre é uma 

grande bobagem’”. Ao relembrar 
publicamente este episódio, durante 
ato em defesa da TV Cultura reali-
zado no Sindicato dos Engenheiros 
em 3 de abril, a experiente repórter 
emocionou-se e não conteve o choro 
(vide quadro acima).

Rebelo se recorda de outro mo-
mento em que viu a TV servindo a 
interesses políticos. “Quando houve 
as inundações em São Luiz do Pa-
raitinga, Sayad, que na época era se-
cretário de Cultura, exigia que fizés-
semos matérias todos os dias, com o 
objetivo de valorizar a pasta dele e 
a intervenção do governo estadual, 
em uma obra que seria marcante no 
governo Serra”. “A TV Cultura hoje 
só é superada no controle pelo ma-
lufismo. Não é uma TV pública, ela 
só simula ser. É uma TV estatal que 
vive um momento de retrocesso”, 
conclui Rebelo. 

Ipoldo, dos Radialistas, em de-
claração anterior à última onda de 
demissões, observou que houve al-
guma reposição de pessoal e regu-

larização de contratações: “Regis-
traram mais de 150 PJs [pessoas 
jurídicas]. Mas a gente ainda está 
com problemas: demitiram vários 
assistentes de externa e quem es-
tava trabalhando tinha que dobrar 
horário”. Porém, no ato de 3/4, ele 
denunciou que não haverá substi-
tuições para os cortes recentes. 

Ele explica que a FPA lida com 
questões trabalhistas complicadas, 
que se arrastam há anos. Há um 
processo movido pelo Sindicato 
dos Radialistas para o pagamen-
to à categoria de um reajuste de 
12%, referente ao dissídio de 2003: 
“Está em fase final no TST [Tribu-
nal Superior do Trabalho] e gira 
em torno de R$ 80 milhões”. Há 
também os processos de trabalha-
dores que pediram e conquistaram 
reintegração à FPA com base na 
Constituição de 1988: “Meia dú-
zia de supervisores e outros traba-
lhadores já voltaram. Supervisores 
têm salários em torno de R$ 5 mil; 
ficaram 10 anos fora e a TV Cultu-

Ato no dia 3 de abril em defesa da TV Cultura e contra o desmonte da emissora reuniu funcionários, ex-funcionários, sindicalistas e 
ativistas da democratização da comunicação, além dos deputados Simão Pedro (PT), Carlos Giannazi (PSOL) e Leci Brandão (PCdoB). 
A parceria com a Folha de S. Paulo na produção de um programa jornalístico foi alvo de muitas críticas. Foram vários os depoimentos 
marcantes, entre os quais os das jornalistas Maria Amélia Rocha Lopes, ex-diretora do programa Manos e Minas, e Marilu Cabañas, 
ex-repórter da Rádio Cultura. Na foto maior, manifestação do professor Laurindo Leal (Lalo)

Fotos: Daniel Garcia



77

Abril 2012Revista Adusp

O tradicional programa de en-
trevistas Roda Viva escolheu para 
sua reestreia ao vivo, no dia 17 de 
outubro de 2011, uma figura con-
troversa: Cabo Anselmo, agente 
da Ditadura Militar infiltrado nos 
grupos de esquerda, que entregou 
diversos companheiros às forças 
da repressão — inclusive sua na-
morada Soledad Barret Viedma, 
que, grávida de um filho dele, foi 
trucidada pelo delegado Sérgio 
Paranhos Fleury e seus comanda-
dos (em 1973, em Pernambuco).

Sob o comando de Mario Sér-
gio Conti, a bancada de entrevis-
tadores contava com os jornalistas 

Fernando de Barros e Silva, Mô-
nica Bergamo, Fausto Macedo e 
Hugo Studart; o desembargador 
José Renato Nalini; e um convida-
do do entrevistado: Jorge Serrão, 
autor do livro O Homem que não 
existe – o Cabo Anselmo abre seus 
Arquivos. Ninguém ligado às víti-
mas da tortura, nenhum familiar 
de mortos e desaparecidos políti-
cos, nenhum ex-preso político.

“Uma irresponsabilidade da TV 
Cultura: não garantiram a informa-
ção que é dever da TV pública”, 
comenta Maria Amélia Teles, mi-
litante presa e torturada com seu 
companheiro e seus filhos. “Fiquei 

abismada de ainda ver o programa 
se vangloriando de estar recome-
çando, num novo formato. Achei 
um desserviço à democracia. É uma 
questão que o Estado brasileiro não 
enfrenta de forma alguma e a TV 
Cultura corroborou isso”, completa. 

A assessoria de imprensa da 
TV Cultura não conseguiu via-
bilizar contato da Revista Adusp 
com o âncora Mario Sérgio Conti 
para que ele comentasse o caso. 
Apenas informou a posição oficial 
da emissora, que defende a perti-
nência da entrevista “no momento 
em que se discute a criação da Co-
missão da Verdade”.

Roda Viva com Cabo Anselmo  
foi “desserviço à democracia”

ra vai ter que pagar esses 10 anos 
de salários, férias, décimo-terceiro, 
Fundo de Garantia... Os processos 

estão em fase de cálculo. No TST 
de Brasília são cerca de 105, tanto 
coletivos quanto individuais, fora 

os que ainda estão tramitando em 
primeira e segunda instância”. 

O imbroglio rendeu uma investi-
gação do Ministério Público Esta-
dual, que concluiu que a FPA não 
iniciou procedimentos para concur-
so público até agora. A decisão mais 
recente é de que deve haver concur-
so para as funções administrativas, 
ficando as funções regulamentadas, 
de jornalistas e radialistas, isentas 
dessa necessidade. “A FPA entrou 
com um embargo para estender a 
isenção de concurso também aos 
administrativos e o MPE recorreu 
pedindo para estender o concurso 
para todo mundo. Isso gera apre-
ensão, porque em outras empresas, 
como a CDHU, houve demissões 
sumárias para então abrirem con-
cursos”, conclui Ipoldo.

Fotos: Daniel Garcia

Bia Barbosa Rui Rebelo


