Carreira docente
ADI 6.257 será julgada em 7/2 e, se vitoriosa, teto remuneratório de docentes da USP será definitivamente igual ao salário dos ministros do STF
No próximo dia 7/2, será julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.257, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido Social Democrático (PSD), quanto ao dispositivo da Emenda Constitucional 41/2003 que definiu subtetos remuneratórios para o funcionalismo público dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o que inclui os docentes das universidades públicas estaduais, entre as quais a USP, Unesp e Unicamp.
A ADI 6.257 pleiteia que esse dispositivo seja declarado inconstitucional e que, portanto, os docentes da USP, Unesp e Unicamp tenham teto remuneratório idêntico ao teto dos docentes das universidades federais, que corresponde aos vencimentos dos ministros do STF. A USP é amicus curiae e apresentou memorial ao STF.
Desde janeiro de 2020, por força de medida cautelar deferida pelo ministro Dias Toffoli, do STF, os docentes das universidades públicas estaduais que fazem jus vêm recebendo de acordo com o teto federal, porém isso pode mudar caso a ADI 6.257 seja rejeitada.
A Reitoria emitiu nota segundo a qual o superintendente jurídico da USP, Fernando Facury Scaff, fará a sustentação oral, “representando o PSD”, e o superintendente de Relações Institucionais, Heleno Taveira Torres, “falará em nome da USP, da Unicamp e da Unesp”. Ambos são professores da Faculdade de Direito (FD).
Íntegra da nota da Reitoria sobre julgamento
No próximo dia 7 de fevereiro, será julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.257, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido Social Democrático (PSD), quanto ao dispositivo da Emenda Constitucional 41/2003 que definiu subtetos remuneratórios para o funcionalismo público dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o que afeta diretamente os salários dos professores das universidades estaduais públicas. A relatoria será do ministro Gilmar Mendes.
A Reitoria informa que, durante o julgamento, o superintendente jurídico da USP, Fernando Facury Scaff, fará a sustentação oral, representando o PSD, e o superintendente de Relações Institucionais da Universidade, Heleno Taveira Torres, falará em nome da USP, da Unicamp e da Unesp.
O material disponível neste link foi distribuído a todos os ministros(a) do STF. Leia também artigo do professor Fernando Scaff, publicado no site Consultor Jurídico, no dia 30 de janeiro de 2024.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ato público manifesta forte apoio à FFLCH contra ataques da extrema-direita e cobra ações da Reitoria e do poder público para responsabilizar os agressores
- Assembleia Geral de 1/10 aprova atualização do “Programa da Adusp para a USP” e campanha pela restituição de 175 vagas para PPI em concursos de contratação de docentes
- Em meio a chavões típicos do mundo corporativo, CAD sinaliza que prazo para entrega do “PrADo”, que se encerra em 3 de novembro, não será prorrogado
- Unicamp rompe convênio com Instituto Technion, de Israel; “genocídio da população palestina fere princípios e valores de nossa universidade”, diz reitor
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana