Orçamento
Em defesa da Escola Pública: “educação não vive de brisa”
Lançamento da campanha por mais verbas para a educação |
Desde o final do segundo semestre de 2005 a Adusp, a APG, o DCE e o Sintusp constituíram um Comitê em Defesa da Escola Pública. A idéia da criação do Comitê surgiu durante a última campanha pelo aumento de recursos públicos para a educação pública estadual nos diferentes níveis em que é constituída. Essa campanha resultou na luta vitoriosa durante a discussão e aprovação da LDO para 2006, quando a Assembléia Legislativa aprovou parte das reivindicações do fórum das Seis, e na luta pela reversão do veto do Zeroaldo.
Nas reuniões do Comitê, que sonha com a construção de uma Campanha em Defesa da Escola Pública envolvendo as entidades educacionais e sindicais do Estado, a questão do financiamento público tem ocupado um lugar de destaque. O comitê também organizou parte das atividades da Calourada Unificada 2006, como o lançamento da Campanha por Mais Verbas para a Educação Pública, ocorrido em 22/2.
Nesta data, entidades representativas da comunidade universitária — DCE-Livre “Alexandre Vannucchi Leme”, Adusp, APG-Capital e Sintusp — lançaram a Campanha em ato realizado em frente à Reitoria da USP, animado pela palavra de ordem “educação não vive de brisa”. A Calourada Unificada contou também com debates, oficinas, aula magna e um show na Praça do Relógio.
Outras entidades engajadas na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade também manifestaram apoio, enviando representantes ao lançamento: UNE, UEE-SP, Executiva Nacional dos Estudantes de Computação-ENEC, DCE da Unicamp, Centro Acadêmico de Ciências Sociais e Centro Acadêmico Clarice Lispector (ambos da PUC-SP), Sinteps, Conlute e Fórum das Seis.
Aula pública
Dando continuidade a essas atividades está programada para o dia 15/3, quarta-feira, às 17h30, no auditório Jacy Monteiro (IME), a aula pública “Financiamento: a educação pública não vive de brisa!”, a cargo do professor Rubens Barbosa de Camargo, docente da Faculdade de Educação da USP e secretário da Educação do Município de Suzano.
Matéria publicada no Informativo nº 208
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida