Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo e chanceler da PUC, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajuda federal a fim de sanear as finanças da instituição, Foi oferecido um financiamento do Banco do Brasil, não aceito pela universidade por causa das condições impostas.

Para reduzir os gastos com a folha de pagamentos (medida exigida pelos bancos credores), foram demitidos até agora cerca de 30% do corpo docente da universidade e 29% dos funcionários. Os cortes mais recentes foram anunciados em 17/2, com 114 dispensas de funcionários e 211 de professores, todos avisados por telegrama, e, entre os últimos, pessoas que trabalhavam na PUC havia mais de 30 anos.

A Associação dos Professores (Apropuc) decidiu, na assembléia de 20/2, que nenhum dos remanescentes assumiria as disciplinas cujos responsáveis eram colegas dispensados. Os professores demitidos também vão entrar na Justiça com um mandado de segurança coletivo e uma ação no Tribunal Regional do Trabalho para reverter sua situação.

 

Matéria publicada no Informativo nº 208

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!