Governo do Estado
Audiência com relator da LDO na Alesp nesta quarta (19/6) vai debater possível corte no orçamento da Fapesp
A Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa, coordenada pela deputada estadual Beth Sahão (PT), promove nesta quarta-feira, 19 de junho, uma audiência com o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, deputado Barros Munhoz (PSDB). A audiência ocorre às 10h no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Um dos principais pontos que a deputada pretende levantar no debate é a defesa da manutenção do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Um inciso incluído no artigo 22 do texto da LDO permite a aplicação da Desvinculação das Receitas de Estados e Municípios (DREM) às receitas destinadas à Fapesp, o que pode resultar no corte de até 30% do orçamento da agência, o equivalente a cerca de R$ 600 milhões.
A deputada Beth Sahão é autora de uma emenda à LDO que veda a aplicação da DREM ao orçamento da Fapesp.
A possibilidade do corte nos recursos mobilizou a comunidade acadêmica e ensejou manifestações do Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), de outras entidades e até de representantes do mercado, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que, embora por razões diferentes, vieram a público em defesa da Fapesp e da manutenção do seu financiamento.
O artigo 271 da Constituição de São Paulo determina que o Estado destinará “o mínimo de um por cento de sua receita tributária” à Fapesp.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Instituto de Psicologia confere diploma póstumo a Aurora Furtado, assassinada pela Ditadura Militar, em cerimônia tocante que também lembrou Iara Iavelberg
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Maioria governista na Alesp aprova em primeiro turno a PEC 9/2023, que corta verba da educação paulista
- Neste 20 de novembro, Adusp reforça campanha “Sou Docente Antirracista”, lançada pelo Andes-SN