Servidores e servidoras da USP na ativa e aposentados(as) receberam e-mails do Departamento de Recursos Humanos (DRH) que informam mudanças no processo de recadastramento anual dos servidores estaduais, com base na Resolução 9/2026 da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), de 19 de março de 2026, e na Instrução Normativa SGP 9/2026, de 23 de março de 2026.

Os e as docentes na ativa receberam mensagem segundo a qual, a partir de 1º de abril deste ano, “o Recadastramento de Ativos deverá ser realizado no mês do aniversário! Regra importante para os aniversariantes de janeiro a março de 2026: deverão realizar em 2027 no mês de aniversário”.

Aposentados e aposentadas, por sua vez, receberam a informação de que seu recadastramento anual “irá mudar, visando proporcionar maior comodidade e praticidade”, e que por essa razão, “excepcionalmente, a partir de maio de 2026, solicitamos que não compareçam às agências do Banco do Brasil para a realização do recadastramento, pois novas orientações serão divulgadas em breve”.

A mensagem do DRH gerou muitas dúvidas entre docentes aposentados(as), que não receberam até o momento informações concretas sobre como proceder diante das mudanças anunciadas. A situação é ainda mais inquietantes para aqueles cuja data de nascimento é do mês de maio.

De modo geral, a ausência de orientações detalhadas também despertou preocupações, especialmente em relação à possibilidade de digitalização do processo. Há receio de que as novas exigências passem a depender exclusivamente do uso de aplicativos e dispositivos móveis, o que pode representar dificuldades para parte dos(as) docentes aposentados(as) que não possuem familiaridade ou facilidade com ferramentas digitais.

Apesar do anúncio das mudanças, servidores(as) estaduais têm relatado problemas com o novo sistema, que ainda não funciona plenamente, conforme demonstram os comentários no vídeo explicativo publicado no YouTube. Além deste tipo de problema, a alteração do procedimento de recadastramento anual não foi apresentada de forma transparente e de forma antecipada.

Sempre concebido verticalmente e de modo tecnocrático pela SGGD, o recadastramento anual tem sido uma fonte adicional de estresse para o funcionalismo público estadual.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!