Com o início do ano letivo, as páginas dos jornais e os espaços para anúncios publicitários no metrô voltaram a ser tomados por anúncios de “MBA USP”, ou seja, cursos de pós-graduação lato sensu, do tipo master of business administration, oferecidos por entidades ditas “de apoio” como Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Fundação Vanzolini e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

Em anúncios publicados em jornais paulistanos, a Fipe, vinculada à Faculdade de Economia, propagandeia seu “MBA/USP” em Economia de Empresas, alardeando que o curso é “Ministrado por professores doutores da FEA-USP e profissionais de mercado”.

Já a Fundação Vanzolini, que controla o Departamento de Engenharia da Escola Politécnica, chega a noticiar em seu portal sua nova campanha publicitária, desenvolvida pela agência CTO Publicidade. Nos cartazes, lê-se: “Faça MBA e Pós da USP com a Fundação Vanzolini” e “se o seu objetivo é o sucesso, pode contar conosco: cursos de MBA e Pós-Graduação com certificado emitido pela USP e um corpo docente de primeira linha, ligado à Universidade”.

Outdoors

A Fundace, ligada à FEA do campus Ribeirão Preto, tem outdoors espalhados pela cidade anunciando seu “MBA USP” em Administração de Organizações e Controladoria e Finanças.

Resta saber se, com a provável homologação pelo ministro Fernando Haddad de parecer do Conselho Nacional de Educação que prevê o fim do credenciamento especial de entidades não-educacionais, como as fundações, para o oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu (Informativo Adusp 300), esse tipo de publicidade se tornará ainda mais comum, uma vez que, agora sem o aval do MEC, a “marca USP” torna-se ainda mais importante para essas entidades privadas venderem seus produtos.

 

Informativo n° 304

EXPRESSO ADUSP


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