A Adusp, preocupada com a criação do Sistema de Assistência à Saúde Próprio da USP, e com suas consequências sobre o papel do Hospital Universitário nesse sistema, convidou o professor Marcos Boulos, diretor do Departamento de Saúde da USP, a participar de um debate com os docentes para informar, esclarecer e dirimir dúvidas dos colegas sobre o projeto publicado no Diário Oficial do Estado em 10/8/2011.

Várias questões formuladas por nossa assembleia e pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde da Adusp (GT-Saúde) já foram encaminhadas ao professor Boulos.

Você terá a chance de fazer pessoalmente as suas perguntas, comparecendo ao debate no dia 3/10, segunda-feira, às 17h00, no Auditório Jacy Monteiro, no IME.

Questões

São os seguintes os questionamentos encaminhados ao professor Boulos:

1) Em que estudos está baseado o Sistema Assistencial de Saúde Próprio da USP? Em quais instâncias da USP o referido Sistema foi discutido e/ou aprovado?

2) Quanto ao papel do HU na Rede de Saúde da Zona Oeste:

  1. qual sua inserção nessa rede, em termos de atendimento prestado?
  2. mudou ou formalizou-se essa vinculação? Qual a data de inserção ou de mudança da vinculação, se houve?
  3. qual é o fluxo de pacientes atualmente atendido/estimado e qual o cronograma previsto para essa inserção do HU na rede?

3) Considerando o § 2o do Artigo 3º da Resolução 5.964, de 9/8/2011:

  1. do ponto de vista prático, quem opta por permanecer na situação atual, ou seja, no atendimento “como ocorre atualmente”, nada muda?
  2. no quadro do “ficar como está” – como fica a situação dos dependentes que atualmente são considerados como tal, especialmente, pais e filhos universitários de docentes e funcionários?
  3. qual será o atendimento, no quadro “como está” dos estudantes de graduação e pós-graduação?

4) Quanto aos Planos de Saúde dentro do Sistema Assistencial de Saúde Próprio da USP:

  1. qual a função da empresa Gama Saúde Ltda já contratada, conforme publicação no D.O. de 2/9/2011, no atendimento? Que serviços de suporte prestará?
  2. qual é o cronograma de implantação do Plano Básico? Quais os hospitais ou clínicas que estão conveniados nesse plano?
  3. qual é a diferença entre o Plano Básico e o atendimento previsto para os que optarem por “ficar como está”?
  4. os planos Especial e Nacional têm contribuição mensal fixa do usuário ou será implantado um sistema de repartição em função do volume de recursos acumulados/gastos no fundo de reserva?

 

Informativo n° 334

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!