Comissão da Verdade
Reitoria em silêncio quanto à Comissão da Verdade da USP
Aguarda-se uma manifestação oficial do reitor Grandino Rodas quanto ao pedido, encaminhado em 21/11 por representantes do Fórum Aberto pela Democratização da USP, para que seja instalada a Comissão da Verdade na USP (CV-USP). Abaixo-assinado com mais de 4.600 assinaturas foi entregue naquela data ao secretário-geral da Reitoria, professor Rubens Beçak.
Espera-se que a CV-USP venha a apurar casos de violações de direitos humanos que atingiram profundamente a comunidade acadêmica no período da Ditadura Militar (1964-1985). A campanha em favor de sua criação teve início há seis meses, impulsionada pelo Fórum Aberto pela Democratização da USP, que agrega cerca de vinte entidades e coletivos ligados à comunidade universitária e interessados na luta por memória, verdade e justiça.
Além disso, a proposta de criação da CV-USP conta com o apoio das seguintes instituições e grupos: Comissão Nacional da Verdade, Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, Comissão Municipal da Verdade “Vladimir Herzog”, Ministério Público Federal, Associação Juízes para a Democracia, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça.
Informativo nº 356
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em resposta a e-mail com ameaças e discurso de ódio, FFLCH reforça proteção e notifica a Polícia Federal; conta não está registrada no país, e IP é do exterior, informa diretor
- Chapa de Aluisio Segurado e Liedi Bernucci é a mais votada na eleição reitoral da USP; lista tríplice será encaminhada a Tarcísio, a quem cabe a escolha
- Direção da FFLCH solidariza-se com docentes e repudia adesivagem de teor islamofóbico e pichações de que foram alvo
- A democracia é um mito grego?
- Governo estadual cede e prorroga para 31 de dezembro prazo de recadastramento anual de servidores(as)