Comunidade da EACH exige do reitor posse imediata da nova direção eleita

No dia 10/12, docentes, estudantes e funcionários da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) realizaram manifestação, em frente à Reitoria, para exigir os atos de nomeação e posse de Maria Cristina Toledo e Neli Aparecida de Mello-Théry como diretora e vice-diretora da unidade. A manifestação contou com a presença de representantes das diretorias da Adusp e do Sintusp.

Coincidência ou não, neste mesmo dia a nomeação de Maria Cristina foi publicada no Diário Oficial do Estado. Contudo, o ato do reitor J.G. Rodas determina a posse apenas em 31/1/2014, data em que se encerra o mandato de Jorge Boueri. A comunidade da EACH deseja antecipar a posse. 

Daniel Garcia
Representantes da EACH durante o protesto no campus Butantã

Os manifestantes protocolaram na Reitoria e na Prefeitura do campus Butantã cartas nas quais constam as reivindicações da comunidade. Foram cobradas agilidade e rapidez no processo de posse de Maria Cristina e Neli Aparecida e atenção para com as questões ambientais da EACH.

“Considerando o gravíssimo contexto ambiental e institucional da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, agravado pelos fatos elencados na Ação Civil Pública, encaminhada em 14 de novembro de 2013 à 2a Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, que culminou com a concessão de liminar a ser cumprida em prazo exíguo, solicitamos de V. Exa. a adoção de medidas urgentes para o atendimento das decisões judiciais e para o encaminhamento de nosso retorno à normalidade ambiental e institucional”, diz carta encaminhada a José Sidnei Colombo Martini, prefeito do campus da Capital.

Maria Cristina e Neli Aparecida foram eleitas pela Congregação da EACH em 19/11. O resultado respeitou a preferência expressa na consulta paritária à comunidade ocorrida em 7/11. A mobilização da comunidade em 10/12 se deu frente à demora do reitor em cumprir compromisso assumido em reunião de 14/10 com a chamada “Comissão dos 13”. Naquela data, o reitor se comprometeu a acatar o resultado da consulta assim que ele fosse endossado pela Congregação, nomeando e empossando imediatamente as pessoas eleitas.

“Se o reitor aceitar mudanças com relação ao que está no Diário Oficial quanto à data de início do mandato, estarei pronta para começar. Se não, eu vou continuar com a transição, à qual dei início”, diz Maria Cristina. A professora conta que deu início à transição das gestões por iniciativa própria, junto com a vice, Neli Aparecida. “Já estou presente no âmbito da Diretoria da EACH, conversando cotidianamente com o atual diretor [Edson Leite] e falando com as pessoas que estão gerenciando a unidade: presidentes de comissões, assistentes técnicos e funcionários.”

Apenas em 9/12 a Reitoria foi oficialmente informada da decisão da liminar expedida em 21/11 pela 2ª Vara da Fazenda Pública, que determinou a suspensão das aulas e das obras de ampliação no campus da EACH dentro do prazo de 30 dias, a partir da notificação da instituição. Considerando o recesso do Judiciário, o prazo deverá ser estendido.

Antes mesmo da notificação, a Reitoria havia informado que iria recorrer da decisão (Informativo Adusp 374). Maria Cristina comenta que a comunidade da EACH irá aguardar a análise e o resultado do recurso.

Informativo nº 375

 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!