Democracia na USP
Em pauta: o temário do Conselho Universitário de 3/6
Em 7/4/14 ocorreu a primeira reunião da Comissão Assessora Especial do Conselho Universitário (Co), a CAECO, constituída por representações dos três segmentos da comunidade universitária e encarregada de coordenar o processo de discussão do temário proposto na reunião do Co de 25/3 sobre mudanças para democratizar a USP.
Na ocasião, ficou definido que o professor Carlos Ferreira Martins (IAU) será o presidente da comissão; foi apresentado o detalhamento dos 9 itens do Temário Básico Inicial proposto no Co, organizado com base nas contribuições que as Congregações haviam encaminhado ao Co do dia 25; e teve início a discussão sobre como ampliar o debate sobre o temário no âmbito da universidade e como fazê-lo de modo integrado com a sociedade. As próximas reuniões da CAECO foram marcadas para 14 e 28 de abril.
No mesmo dia 7/4, as entidades de representação dos estudantes (DCE e APG), funcionários técnico-administrativos (Sintusp) e docentes reuniram-se na sede da Adusp para avaliar as perspectivas de atuação conjunta e de cada entidade no processo em curso. Foi comum a avaliação de que é preciso somar forças neste momento, para que o processo conduza a uma efetiva democratização da universidade, na perspectiva de construção de uma Estatuinte democrática, exclusiva e soberana.
Definiu-se como tarefa prioritária, nessa reunião, que as entidades avancem na definição de suas posições quanto ao temário da primeira reunião de discussão do Co marcada para 3/6 (1- Missão e princípios da Universidade, 2- Gestão, transparência e responsabilidade fiscal e 3- Ensino, Pesquisa e Extensão), com vistas à organização de debates conjuntos com a comunidade no mês de maio.
Diretoria da Adusp revisa propostas do Encontro de Professores de 2008. Com a perspectiva de balizar a discussão entre os docentes, a diretoria da Adusp deu início à revisão e consolidação de suas posições sobre o temário para 3/6, tendo como referência as propostas do Encontro de Professores de maio de 2008, que consolidaram à época, no âmbito da categoria, os trabalhos do inconcluso V Congresso da USP e as propostas históricas do movimento docente organizado no Andes-SN compiladas na Proposta do Andes-SN para a universidade Brasileira.
Assim que esse trabalho inicial estiver concluído, a diretoria vai encaminhá-lo para avaliação nas unidades, no Conselho de Representantes (o CR da Adusp será convocado para 28/4) e Assembleia da categoria (a ser marcada após a reunião do CR).
Reiteramos a perspectiva anunciada no editorial das nossas publicações em 2008 e no Informativo Adusp 378: “Só a ação unitária de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos, pode enfrentar — política e organizadamente — o enorme desafio que é transformar a estrutura autoritária vigente na USP, construindo a perspectiva de instalação de uma Estatuinte Democrática, Soberana e Exclusiva. Continuaremos comprometidos com a consecução desses objetivos, por meio do debate crítico de ideias, de propostas e de condutas políticas”.
Convocamos a todas e todos para os debates e embates da hora! Colabore e contribua para não deixarmos mais uma vez escapar esse momento promissor para mudar a USP!
Informativo nº 379
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- GT da Câmara dos Deputados oficializa proposta de reforma administrativa reducionista, que institui “avaliação de desempenho” e no mínimo 20 níveis de progressão na carreira
- Bancada governista na Alesp pretende votar na próxima semana PLC 9/2025, que desfigura carreira de pesquisador científico; em audiência pública, APqC volta a defender rejeição da proposta
- Vereador propõe que reitor e autoridades do estado se comprometam a manter em atividade escolas e posto de saúde ameaçados pela expansão do Butantan; barulho dos equipamentos segue atormentando a população
- Nesta quarta, 8 de outubro, União entrega certidões de óbito retificadas às famílias de mais de 100 militantes de esquerda assassinados(as) pela Ditadura Militar, sendo que 29 eram discentes ou docentes da USP
- Privatização da Sabesp vai na contramão da experiência internacional e visa o lucro, não o serviço público, dizem pesquisadores; partidos ingressam com ADPF no Supremo