Geral
Paul Singer (1932-2018)
| Jailton Garcia/RBA (abril/2006) |
![]() |
O professor e economista Paul Israel Singer faleceu no dia 16 de abril, aos 86 anos, quando se encontrava em tratamento no Hospital Sírio-Libanês. Austríaco de nascimento, chegou ao Brasil com oito anos, em 1940 (depois que a Alemanha nazista anexou a Áustria), e se naturalizou em 1954.
Paul formou-se em Economia e doutorou-se em Sociologia pela USP. Tornou-se professor da então Faculdade de Ciências Econômicas (hoje FEA), mas em 29 de abril de 1969 foi aposentado compulsoriamente pelo ditador Costa e Silva, com base no AI-5. Note-se, porém, que a esta altura ele “se afastara da Faculdade de Ciências Econômicas e se ligara ao grupo que, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública, sob a liderança de Elza Berquó, propunha toda uma nova linha de pesquisa demográfica” (O Controle Ideológico na USP [1964-1978], p. 57). Anistiado em 1979, passou a dar aulas na PUC, onde se tornou chefe do Departamento de Economia.
Nesse mesmo ano, Paul foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Mais tarde, engajou-se com entusiasmo nas administrações petistas, onde exerceu cargos que lhe permitiram experimentar suas formulações teóricas. Convidado pela prefeita Luiza Erundina, assumiu a Secretaria de Planejamento da Prefeitura da capital paulista, exercendo o cargo de 1989 a 1992. No governo Lula assumiu, em 2003, a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.
“Meu pai sempre foi um militante, um homem da prática. E ele conseguia aliar essa prática à atividade de escrita, o que é extremamente difícil”, declarou ao jornal O Globo o professor André Singer (FFLCH), um dos filhos de Paul. “Meu pai chegou ao Brasil fugido da guerra. Era extremamente grato ao povo brasileiro. E era um grande batalhador pela justiça social”.
Um aspecto notável da biografia de Paul é que, antes de tornar-se economista, trabalhou como operário metalúrgico. Nesta condição, participou ativamente de um momento histórico do movimento operário brasileiro: a vitoriosa “Greve dos 300 mil”, realizada em São Paulo em 1953.
Viúvo da socióloga Melanie Berezovsky Singer (1932-2012), Paul Singer deixa os filhos André, Helena e Suzana.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Primeiro dia de greve dos(as) funcionários(as) e paralisação de estudantes afetam toda a USP e impõem desafios ao início da gestão Segurado-Bernucci
- Nesta terça (14), funcionários(as) técnico-administrativos(as) da USP entram em greve, exigindo compensação de R$ 1.600; estudantes paralisam atividades
- Assembleia Geral aprova Pauta Unificada da data-base, expõe preocupações com a GACE e declara apoio à mobilização de estudantes e funcionários(as) da USP
- Em novo episódio do “Podcast da Adusp”, a advogada Lara Lorena explica, em entrevista, detalhes da ação da URV e pagamentos do “Descongela”
- Em resposta a ofício da Adusp, Codage diz que informe de rendimentos lançado no MarteWeb está correto e pode ser utilizado na declaração do IRPF
