Previdência
Docente em condições de se aposentar, exceto tempo no nível, deve pedir abono de permanência
Se o/a docente completou todos os requisitos para o pedido de aposentadoria salvo o de tempo no nível da carreira, informações essas que podem ser consultadas no Sistema Marteweb (Previsão de Aposentadoria), a Assessoria Jurídica da Adusp orienta quem estiver nessa situação a requerer de imediato o pagamento de abono de permanência.
Isso porque, em razão de consulta formulada pela Adusp, a USP se posicionou declarando que o requisito do tempo no nível não é impedimento para aposentadoria, muito embora necessite dos 5 anos no nível para a incorporação desses valores nos proventos:
Assim colocado em parecer emanado desta Universidade, não haveria impedimento à aposentadoria pela não aquisição dos 5 anos no nível, hipótese que permitiria à/ao docente a aposentação, ainda que com proventos no nível anterior.
Dessa forma, encontrando-se a/o docente elegível à aposentação, encontra-se também apta/o ao percebimento do abono de permanência.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida