Dia Internacional da Memória Trans

O dia internacional da memória trans é observado anualmente no dia 20 de novembro em memória de todas as pessoas que morreram em decorrência da transfobia. Além de ser uma homenagem a todas as pessoas trans que foram brutalmente assassinadas pelo cistema, trata-se de uma importante data para chamar a atenção à violência contínua e, infelizmente, crescente, que a comunidade trans tem enfrentado.

O data foi escolhida em homenagem à Rita Hester uma mulher trans negra, que aos 34 anos foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado no dia 28 de novembro de 1998 em seu apartamento na cidade estadunidense de Allston, Massachusetts, com 20 facadas. O caso, infelizmente, ainda permanece em aberto. Sua morte, juntamente com o descaso da mídia local em cobrir o seu assassinato respeitando a sua identidade de gênero, motivou uma vigília à luz de velas na sexta-feira seguinte, dia 4 de dezembro de 1998.

Contudo, Rita não havia sido a primeira e, infelizmente, está longe de ser a última, mulher trans a ser morta de maneira violenta e ter sua história completamente esquecida pelo cistema. Revoltada com essa situação, Gwendolyn Ann Smith lançou o projeto Relembrando Nossos Mortos (Remembering Our Dead) para narrar o terror dos assassinatos motivados pelo ódio anti-transgênero. Foi através desse projeto que ela propôs o Dia Internacional da Memória Trans, celebrado pela primeira vez em 1999, com marchas em homenagem às vítimas da transfobia em Boston e São Francisco.

 

Fontes:

https://tdor.translivesmatter.info/dir

https://defrostingcoldcases.com/rita-hester-nov-30-1963-nov-28-1998/

https://boston.edgemedianetwork.com/story.php?ch=entertainment&sc=music&sc2=features&sc3=&id=83392

https://www.transgenderdor.org/

https://thesuffolkjournal.com/31976/news/dozens-honor-rita-hester-a-black-transgender-woman-from-boston-whose-murder-remains-unsolved/

http://www.gwensmith.com/

 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!