Carreira docente
DRH está preparando respostas sobre lei que muda contagem de tempo do período da pandemia para servidora(e)s da área da saúde, diz Reitoria
28/07/2022 17h03
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP está “preparando um informativo” para esclarecer a(o)s servidora(e)s a respeito dos efeitos da Lei Complementar (LC) 191/2022, publicada em março.
A informação foi enviada em sucinta mensagem por e-mail à Adusp na última sexta-feira (22/7) pelo professor Edmilson Dias de Freitas, coordenador-executivo do Gabinete do Reitor.
A Adusp entrou em contato com a Reitoria para solicitar a adequação da USP às mudanças promovidas pela nova norma. A LC 191/2022 altera a LC 173/2020, publicada em maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e suspendeu a contagem do tempo do funcionalismo em todos os níveis para fins de concessão de quinquênios, licenças-prêmio e outros benefícios, sem prejuízo para aposentadoria e outros fins.
A LC 191/2022 exclui da suspensão da contagem de tempo a(o)s servidora(e)s pública(o)s civis e militares da área de saúde e da segurança.
No dia 11/7, a Adusp encaminhou à Reitoria um requerimento administrativo coletivo solicitando que o reitor considere a inovação trazida pela LC 191 “para que seja reconhecido o direito à contagem do tempo suspenso para aquisição de vantagens funcionais, de maio/2020 a dezembro/2021 a todo(a)s o(a)s docentes que atuam na área da saúde da Universidade”.
Em resposta a esse requerimento, o professor Freitas comunicou, também sucintamente e por e-mail, que “a contagem de tempo já foi aprovada pelo Magnifico Reitor”.
Dada a manifestação do gabinete, a Adusp encaminhou novo ofício à Reitoria no dia 19/7 solicitando respostas aos seguintes questionamentos:
- A autorização do reitor implica entender que a contagem de tempo foi restabelecida para o conjunto de docentes que atuam na área de saúde? Se sim, quando a contagem será incluída no Sistema Marte?
- Os pagamentos de quinquênios e sextas-parte vencidos durante a interrupção da contagem serão pagos em que data?
- O DRH informará as pessoas da decisão? Se sim, quando?
- Quais serão as/os docentes consideradas/os como da área de saúde? Serão incluídos supervisoras/es de estágio e aulas práticas, além das/os docentes que continuaram a realizar pesquisas nas áreas básicas?
São essas as questões que, de acordo com o coordenador-executivo do Gabinete do Reitor, o DRH responderá em seu “informativo” – que, esperamos, seja providenciado com brevidade.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Contratada sem licitação em 2022 por R$ 309 milhões, para gerir HC de Bauru (ex-HRAC) por cinco anos, a Faepa já recebeu total de R$ 592 milhões graças a nove aditamentos
- “Fui aprovado por unanimidade, mas meu nome está sendo veiculado de forma negativa, como se eu tivesse interferido na constituição da banca”, diz prefeito do câmpus de Piracicaba, que repele acusação de favorecimento em concurso de titular