Conjuntura Nacional
Adusp participa do Plebiscito Popular 2025, que ouve a população sobre a escala de trabalho 6×1 e isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil por mês
A Adusp vai participar da iniciativa “Plebiscito Popular 2025 – Por um Brasil mais Justo”, criada por movimentos sociais, centrais sindicais e diversas entidades e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais.
O plebiscito propõe duas questões: “você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”; e “você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”.
A votação será realizada até o próximo dia 7 de setembro. Os resultados serão entregues pela coordenação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional.
A participação da Adusp atende à resolução do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que em seu 68o Conad, realizado em julho, decidiu unir-se à iniciativa e incentivar ações referentes ao plebiscito promovidas pelas seções sindicais.
A partir de 18 de agosto, a Adusp terá duas urnas disponíveis: uma na sede, em São Paulo (Av. Prof. Almeida Prado, 1366, na Cidade Universitária), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; e outra na subsede de Ribeirão Preto (Av. Prof. Dr. Zeferino Vaz, 662), também de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Outras entidades e unidades interessadas podem cadastrar urnas no site do Plebiscito Popular 2025. Docentes interessados(as) em abrir urnas nas unidades podem entrar em contato com a Adusp.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Adusp indagará à Reitoria da USP se tem levado em consideração Tema 1.070 do STJ ao calcular valor das aposentadorias; caso necessária, será solicitada revisão dos cálculos
- Departamento de Sociologia cancela seminário com Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra acusado de assédio sexual e abuso de poder
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Co aprova alterações nos concursos docentes, incluindo possibilidade de apresentação de projeto acadêmico como prova eliminatória para ingresso de professor(a) doutor(a)
- “Arno Preis e João Leonardo da Silva, presentes!”. Emoção e depoimentos marcantes na homenagem da Faculdade de Direito a ex-alunos assassinados pela Ditadura Militar