Conjuntura Nacional
Dia Mundial da Alimentação e SAPO 2025 fomentam debates na Esalq sobre agroecologia e direito ao alimento saudável
Entre os dias 14 e 16 de outubro últimos, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), por meio do Observatório Universitário do Direito Humano à Alimentação Saudável, vinculado ao Núcleo de Agroecologia Nheengatu, promoveu atividades em torno do Dia Mundial da Alimentação (16/10), integradas à programação da VIII Semana Agroecológica de Piracicaba Orgânica (SAPO 2025). O evento, realizado em formato virtual, ampliou a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores de diferentes regiões, tratando da alimentação saudável como um direito humano inalienável. A iniciativa contou com o apoio do conselho regional da Adusp em Piracicaba.
No evento de abertura, Janaina Baretta proferiu a palestra “Contribuições Caipiras para a Agenda 2030”. A apresentação se referiu ao processo de elaboração do Plano Diretor Socioambiental e Físico da Esalq, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz. A proposta, construída de forma participativa, visa reinterpretar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir da realidade cultural e territorial do interior paulista, valorizando a história, linguagem e as soluções que emergem do cotidiano do município de Piracicaba.
Na quarta-feira (15/10), apresentaram suas pesquisas os doutorandos Tainá Yumi Patriani e José Caio Quadrado Alves, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Esalq e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Tainá realçou o contexto das mudanças climáticas no município de Piracicaba, destacando a atuação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (Com-clima) e os desafios de envolver a Prefeitura e sociedade civil na construção de respostas locais para a crise climática.
De outra parte, Quadrado Alves abordou a trajetória do pensamento ambientalista e suas relações com a reforma agrária e os assentamentos rurais, salientando o caso do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, como exemplo de território conquistado a partir de justificativas ambientais e que, desde sua criação, tem a produção agroecológica como prática privilegiada de produção e comercialização dos alimentos.
O encerramento na sexta-feira (17/10) visou aproximar a iniciativa esalqueana das experiências agroecológicas do município de Piracicaba. Aline Gonzalez, mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o engenheiro agrônomo Ivo Racca apresentaram diversas iniciativas locais, como aquelas em torno da Casa do Hip Hop, que desde 2018 mantém uma horta e um sistema agroflorestal coletivo, e o programa municipal “Tritura Pira”, responsável por transformar resíduos de poda urbana em composto orgânico destinado ao uso da agricultura familiar.
Ambos destacaram que a agroecologia exerce papel estratégico na promoção da soberania alimentar e na democratização do acesso a alimentos saudáveis, ressaltando a contínua discussão desta pauta no Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), do qual Ivo Racca participa como representante do “Tritura Pira”. De seu ponto de vista, o fortalecimento do Comsea é um meio de construir políticas públicas mais coerentes com os interesses populares locais.
Convém também mencionar que o evento de lançamento da SAPO, realizado no dia 3/10, teve como objetivo fomentar articulações entre iniciativas locais de caráter agroecológico. Nessa ocasião, foram consideradas as ações promovidas pela Adusp, especialmente no que se refere ao seu apoio à Rede Guandu, iniciativa de consumo e produção responsáveis visando o desenvolvimento da agroecologia na região.
A SAPO 2025 segue com atividades em Piracicaba até o final de outubro, com destaque para a Vivência Familiar “Era uma vez a Banana”, prevista para acontecer em 25/10 (sábado), na Comunidade Renascer (rua Zulmira Ferreira do Vale 1.200, no Jardim Nova Suiça), e para a Oficina Jardim Agroecológico, no dia 26/10 (domingo), no Jardim Cultural Odara Terapia (Rua Visconde do Rio Branco 1.224, Bairro Alto). Outras ações podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram @sapoagroecologico.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Depois de anular concurso que escolheu professora negra, USP publica novo edital para a mesma vaga; Érica Bispo entra na Justiça para garantir sua contratação
- USP finalmente atribuirá diplomas honoríficos a Jeová Assis Gomes, José Roberto Arantes e Juan Carrasco Forrastal, discentes do Instituto de Física assassinados pela Ditadura Militar
- Projeto de Tarcísio para fechar a FURP “atende a conluio com grandes farmacêuticas e mercado imobiliário”, denuncia bancada do PT na Alesp
- Neste sábado (25), ato inter-religioso na Catedral da Sé e caminhada pelas ruas da capital marcam 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog pela Ditadura Militar
- Governo estadual empossa CEO do BTG Pactual e vice-presidente da Embraer como conselheiros do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, criando situação de notório conflito de interesses