Conjuntura Nacional
Unesp demite professora que participou de atos golpistas em 8/1
A Reitoria da Unesp emitiu portaria no último dia 28/4, publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte, na qual aplica a “pena de demissão” à professora Sandra de Moraes Gimenes Bosco, docente do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), “tendo em vista a decisão proferida no Processo Administrativo Disciplinar 1-2023”.
Sandra Bosco participou dos atos golpistas do dia 8/1 em Brasília. O ônibus no qual ela e outros golpistas retornavam da capital federal, em 9/1, foi detido e todos(a)s o(a)s ocupantes foram identificado(a)s na delegacia da Polícia Federal em São José do Rio Preto, sendo liberado(a)s em seguida.
A universidade havia afastado preventivamente a professora de suas atividades no dia 10/1.
Em nota divulgada pela sua Assessoria de Comunicação e Imprensa no dia 29/4, a Unesp informa que a demissão foi aplicada por ter sido “caracterizada infração disciplinar de natureza gravíssima, após criteriosa apuração ocorrida no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar, instaurado pela unidade universitária em decorrência da participação da docente nos atos de 8 de janeiro de 2023”.
“O referido processo, iniciado em 10 de janeiro”, prossegue a nota, “respeitou o princípio constitucional da ampla defesa, o que foi atestado pela Assessoria Jurídica da Universidade, e propôs ao reitor a demissão da servidora após a constatação da violação de deveres funcionais previstos no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado”. A servidora tem direito a recorrer da decisão no Conselho Universitário, finaliza o comunicado.
Ao site Acontece Botucatu, a professora disse que seu advogado ainda não teve acesso à integra do relatório produzido ao final do processo administrativo disciplinar, mas garantiu que irá recorrer da decisão.
Sandra Bosco fez graduação em Medicina Veterinária na Unesp, universidade pela qual também concluiu mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ingressou como docente no IBB em 2010 e atuava no Departamento de Ciências Químicas e Biológicas.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Centenas reuniram-se na FFLCH para organizar resposta a agressões da extrema-direita; Adusp, Sintusp e DCE comparecem e prestam solidariedade; grande ato público é convocado para 2 de outubro
- Depois de forte pressão e insistência, PG recebe Direção da FFLCH para organizar reação aos ataques da extrema-direita; reunião aberta à comunidade nesta quinta-feira (11/9) debaterá ações
- Grupo de lobby do agronegócio, “De Olho no Material Didático” tem convênio com a Esalq e apoio da Fealq, fundação privada dita “de apoio”
- CPA abre sistema para inserção do “PrADo” e dá início a mais uma temporada do “fluxo contínuo” de avaliação do corpo docente
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana