Conjuntura Política
Fora Bolsonaro-Mourão!
Nota do Fórum das Seis em defesa da vida, da educação e da saúde públicas
O país vive uma das maiores crises sociais, sanitárias e econômicas dos últimos tempos, com o aprofundamento da crise internacional do capital e da explicitação de sua impossibilidade de dar respostas à defesa da vida. A Covid-19 tornou-se uma das maiores pandemias de que se tem notícia, passando oficialmente de 1 milhão de contaminados e mais de 50 mil mortos em todo o território nacional, até o momento. Números que, certamente, são maiores, considerando a existência de subnotificação de casos.
Além da pandemia, que já é um dos maiores problemas de saúde pública do país, a sociedade brasileira tem enfrentado um forte inimigo, um vírus poderoso, eleito por fake news e com possíveis vinculações com a milícia e parte das forças armadas, com lastro no negacionismo da verdade, na anticiência, no obscurantismo, no autoritarismo e no fundamentalismo – o governo Bolsonaro-Mourão.
O desgoverno da chapa, eleita com um arremedo de “Proposta de Plano de Governo” alinhavado sob o título de “O caminho da prosperidade”, que boa parte da sociedade certamente jamais conheceu, resultou por um lado na velha política econômica neoliberal e, por outro, numa perspectiva de desmonte do pouco de política social que a duras penas a sociedade conseguiu construir com a Constituição Federal de 1988.
Assim, a exemplo do que já fizeram muitas outras instituições democráticas, entre elas as entidades que nos representam em âmbito nacional, é chegada a hora de reiterar que a atual chapa ocupante formal do Planalto não tem mais qualquer possibilidade de governar o país.
É nesse contexto que nos expressamos em alto e bom som:
Em defesa da Vida!
Pela manutenção do isolamento e distanciamento social!
Em defesa da Educação e da Saúde públicas!
Em defesa do SUS!
Fora, Bolsonaro-Mourão!
São Paulo, 23 de junho de 2020
Fórum das Seis
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Instituto de Psicologia confere diploma póstumo a Aurora Furtado, assassinada pela Ditadura Militar, em cerimônia tocante que também lembrou Iara Iavelberg
- Maioria governista na Alesp aprova em primeiro turno a PEC 9/2023, que corta verba da educação paulista
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- “Existe uma parceria com o Batalhão de Engenharia e não há razão que desabone o pedido”, e Reitoria da USP “está de acordo”, diz prefeito do câmpus a respeito de cessão da EEL para treinamentos do Exército