Conjuntura Política
Escalada repressiva contra as universidades públicas é inconstitucional e ameaça liberdades democráticas
Nota da Diretoria da Adusp
Frente aos episódios ocorridos no dia 25 de outubro em diferentes universidades públicas do país, a Diretoria da Adusp solidariza-se com as respectivas comunidades de docentes, funcionários e estudantes e com essas instituições de ensino superior atingidas pela violência de aparatos judiciais e repressivos.
As incursões realizadas por agentes do Estado contra universidades públicas, a pretexto de combater suposta propaganda eleitoral, caracterizaram-se pelo exercício puro e simples do arbítrio, tendo como verdadeiros alvos as liberdades de organização e de expressão e a autonomia universitária. Atividades acadêmicas, reuniões de estudantes, simples faixas foram proibidas por juízes e interditadas ou removidas por efetivos policiais.
Não é de agora em nosso país que determinados setores do Judiciário, do Ministério Público, das Polícias e das Forças Armadas buscam amordaçar e intimidar movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e personalidades do mundo da ciência e da cultura.
A inconstitucional escalada repressiva consumada no dia de ontem coincide com as vésperas da mais decisiva eleição já realizada no Brasil. As ações realizadas por agentes do Estado buscaram beneficiar o candidato da extrema-direita, em queda nas pesquisas eleitorais.
Os episódios ocorridos em 25 de outubro merecem o repúdio de todos os democratas. A Diretoria da Adusp soma-se a todos aqueles que protestam, com veemência, contra esse ataque à autonomia universitária e às poucas liberdades democráticas ainda em vigor no Brasil.
São Paulo, 26 de outubro de 2018
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Congregação da “Filô” acata relatório de comissão processante e aprova demissão do professor José Maurício Rosolen, acusado de assédio sexual
- Justiça mantém suspenso o concurso aberto pela FFLCH após anulação da nomeação da professora Érica Bispo, que completa um ano nesta semana
- Assembleia Geral exigiu pagamento dos retroativos do “Descongela Já”, sugerindo pedido de explicações à Reitoria, e discutiu estratégia para campanha da data-base
- Servidores(as) do Centro Paula Souza denunciam precarização das condições de trabalho e “reforma da carreira” proposta pelo governo Tarcísio, que “vem para cassar direitos”
- Reitor demite Alysson Mascaro, que lecionava na Faculdade de Direito, depois de processo que investigou denúncias de assédio e abuso sexual de estudantes