Conjuntura Política
Nota pública da Adusp sobre o ataque à UFMG
13/12/2017 15h38
Na última semana, a invasão policial no campus da UFMG e a condução coercitiva do reitor e vice-reitora dessa Universidade pela polícia federal chocou grande parte da comunidade acadêmica brasileira. A diretoria da Associação dos Docentes da USP (Adusp) repudia, em qualquer situação, a truculência policial, bem como atitudes de constrangimento e humilhação contra todo e qualquer cidadão sob investigação policial ou judicial. A defesa de que casos de corrupção sejam rigorosamente investigados, tanto no setor público quanto no privado, não pode se confundir com a conivência com atos de abuso de poder e demonstrações espetaculares de força, como no caso, com policiais fortemente armados e encapuzados que ocuparam a UFMG, muito menos com os "julgamentos" sociais e políticos apressados que antecedem um processo de investigação cuidadoso e justo.
Para além disso, em um contexto de ataque e desmonte das Universidade Públicas, não podemos ignorar que tais ações espetaculares contribuem, de modo desonesto e inconsequente para o adensamento da campanha explícita de ataque aos serviços públicos em geral, perpetrada por diferentes governos.
Finalmente, destacamos a importância de defendermos também os projetos que se dedicam ao registro e análise de fatos relacionados à ditadura militar, bem como à história dos movimentos políticos, sociais, populares e sindicais no Brasil, como no caso do Museu da Resistência da UFMG, que não podem ser desqualificados por nenhum pretexto.
Diretoria da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Filô” perde professor Elmir de Almeida, “ser de coração leve e revolucionário”, e decreta luto oficial por 3 dias
- Projeto que descongela contagem de tempo da pandemia deve ser votado no Senado na próxima terça-feira (16/12)
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março