Campanha salarial tem início: Fórum das Seis entrega a pauta ao Cruesp
alt
 coordenação do Fórum das Seis com a reitora Suely Vilela durante a entrega da pauta, em 12/4

No dia 12 de abril, representantes do Fórum das Seis entregaram à reitora Suely Vilela, nova presidente do Cruesp, a pauta unificada de reivindicações da campanha salarial da data-base de 2006. Essa pauta foi aprovada na reunião do Fórum das Seis de 5/4, que unificou as propostas aprovadas nas assembléias das entidades, no final de março. O Informativo Adusp 210 apresentou a pauta encaminhada para deliberação nessas assembléias. As principais modificações incluídas na pauta unificada dizem respeito ao item Reajuste e reposição de perdas salariais, que ficou com a seguinte redação:

  1. Reajuste que recupere o salário real de maio de 2001 pelo ICV-Dieese (estimado em 7%);
  2. Reajuste trimestral dos salários correspondente ao mínimo entre as variações acumuladas do ICMS e do ICV-Dieese;
  3. Negociações com o Cruesp para recuperar perdas históricas, tendo como base o salário de janeiro de 1989 (o salário de 89 é cerca de 62% maior do que o de abril de 2006);
  4. Recomposição das perdas salariais de 57,30% dos trabalhadores do Centro Paula Souza, referente ao período de jan/1995 a dez/2005, e enquadramento imediato dos servidores administrativos, no mínimo, em duas referências.

Foram acrescentados, ainda, três importantes pontos no item Defesa das universidades públicas paulistas e do Ceeteps:

  1. Discussão da perspectiva de unificação das políticas de saúde do trabalhador nas três universidades e no Ceeteps;
  2. Contra os PLC 30, 31 e 32 de 2005 em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;
  3. Contra os PL 153 e 157 em tramitação no Congresso Nacional.

Os dois últimos pontos referem-se às propostas de reforma da Previdência nos âmbitos estadual e federal.

Campanha salarial e a luta em defesa da escola pública

No ato da entrega da pauta unificada à reitora Suely Vilela foi esclarecido que a nossa campanha salarial está inserida na campanha em defesa da escola pública que, entre outras propostas, estabelece lutar na LDO-2007 por ampliação de recursos para a Educação Pública em geral (33% da receita de impostos do Estado), que inclui 11,6% do ICMS para as Universidades Estaduais Paulistas e 2,1% do ICMS para o Ceeteps.

Próxima reunião do Fórum das Seis será na Alesp

A próxima reunião do Fórum das Seis, que passará a ser coordenado pela Adusp, será no dia 19/4 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a pauta: campanha salarial e LDO-2007. O motivo da reunião na Alesp: a tentativa de cobrar dos deputados da base governista a promessa, feita no final do ano passado por ocasião das negociações da Lei Orçamentária, de fazer gestões em favor de um aumento de repasse de recursos para a educação no texto da LDO que o Governador deverá encaminhar até o final de abril. Caso essa proposição seja aprovada, o Fórum estabelecerá contato com lideranças partidárias apresentando nossas reivindicações, acima especificadas, visando tal objetivo.

 

Matéria publicada no Informativo nº 211

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!