Campanha Salarial 2007
Adunesp vence ação contra CET
Foi julgada procedente ação movida pela Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) para anular cobrança de “custos operacionais” apresentada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, referente à manifestação do Fórum das Seis realizada em 31/5/2007, contra os decretos de Serra que feriam a autonomia das universidades. A passeata se dirigia ao Palácio dos Bandeirantes quando foi barrada pela Polícia Militar.
A CET enviou cobrança ao Fórum com objetivo alegado de cobrir os custos de “readequação do tráfego local”. O valor deveria ser dividido entre as seis entidades, o que daria R$ 7 mil para cada uma. Foi decidido que cada entidade lidaria com a questão da forma que achasse mais adequada.
A Adunesp optou por entrar com a ação, que o juiz Kenichi Koyama, da 9ª Vara da Fazenda Pública, julgou procedente, uma vez que a CET não teria poder legal para fixar preço do serviço prestado e estipular a cobrança.
Honorários
A eventual remuneração do serviço da companhia teria de ser de “natureza tributária”, e não na forma de suposto preço, sendo necessário “que a lei instituidora do tributo defina a base de cálculo, a respectiva alíquota, a identificação do sujeito passivo, não sendo possível que haja delegação para definição da base material do tributo a critério da Administração”.
Ainda segundo a sentença, “a forma pela qual são fixados os valores dos custos parece induzir alguma aleatoriedade, não guardando relação com valores dos custos e da estrutura utilizada”. Assim, o juiz desconstituiu “a dívida dos custos operacionais aplicados com base na lei 14.072/05, anulando a duplicata emitida”, determinando também que a CET pague à Adunesp os honorários advocatícios.
A Adusp entrou com recurso administrativo na CET, pedindo a reconsideração da cobrança. Ainda não há resposta.
Informativo nº 301
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- SOS Butantan realiza plenária nesta terça (1º/7) para discutir próximas ações, após aprovação em primeiro turno de projeto que permite construção de prédios de até 48 m de altura na área do instituto
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro