Campanha Salarial

ICMS cresce 11% acima da inflação

Gráfico I
graf2

O degrau registrado no Gráfico-I de salário real médio nas universidades estaduais paulistas em 89, mostra um grande arrocho salarial logo após a fixação de repasse mínimo do ICMS para as Universidades (8,4% então e 9,57% atualmente).

Também registra que, fruto de nossas mobilizações, temos conseguido uma progressiva recuperação salarial, especialmente após a greve do ano 2000. Mas como destacado no mesmo gráfico, ainda faltam 35% (já contados os 6,51% postos agora pelo Cruesp), para recuperar o salário real médio de 1989.

Por outro lado, o Gráfico-II mostra que a razão entre o valor real relativo do salário e ICMS tem ficado cada vez menor, registrando que os reajustes salariais têm ficado regularmente abaixo do crescimento da arrecadação.

Gráfico II
graf1

Frise-se que o crescimento da arrecadação em 2008 encontra-se cerca de 11% acima da inflação, tornando ainda mais inaceitável a apropriação pelos Reitores da parcela que eles mesmo haviam proposto destinar a salários em 2007.

Há espaço para o atendimento de nossas justas reivindicações. Indispensável, porém, nos mobilizarmos para demover o Cruesp de sua posição de intransigência.

 

Matéria publicada no Informativo n° 261

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!