Campanha Salarial 2008
Campanha Salarial
ICMS cresce 11% acima da inflação
![]() |
O degrau registrado no Gráfico-I de salário real médio nas universidades estaduais paulistas em 89, mostra um grande arrocho salarial logo após a fixação de repasse mínimo do ICMS para as Universidades (8,4% então e 9,57% atualmente).
Também registra que, fruto de nossas mobilizações, temos conseguido uma progressiva recuperação salarial, especialmente após a greve do ano 2000. Mas como destacado no mesmo gráfico, ainda faltam 35% (já contados os 6,51% postos agora pelo Cruesp), para recuperar o salário real médio de 1989.
Por outro lado, o Gráfico-II mostra que a razão entre o valor real relativo do salário e ICMS tem ficado cada vez menor, registrando que os reajustes salariais têm ficado regularmente abaixo do crescimento da arrecadação.
![]() |
Frise-se que o crescimento da arrecadação em 2008 encontra-se cerca de 11% acima da inflação, tornando ainda mais inaceitável a apropriação pelos Reitores da parcela que eles mesmo haviam proposto destinar a salários em 2007.
Há espaço para o atendimento de nossas justas reivindicações. Indispensável, porém, nos mobilizarmos para demover o Cruesp de sua posição de intransigência.
Matéria publicada no Informativo n° 261
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Descongela Já” é aprovado no Senado e vai a sanção presidencial; Adusp engajou-se desde o primeiro momento na luta pelo reconhecimento dos dias trabalhados durante a pandemia
- Faculdade de Direito aprova demissão do professor Alysson Mascaro, investigado por denúncias de abuso sexual; decisão final cabe ao reitor
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana
- No dia 26 de fevereiro, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março

