O Cruesp, até o fechamento desta edição, não havia agendado nova reunião para negociação da pauta unificada da data-base 2008. Em resposta ao ofício do Fórum das Seis de 2/6/2008, solicitando que nova reunião fosse realizada até 11/6 e pedindo vários esclarecimentos, o secretário-executivo do Cruesp afirma que os reitores consideram encerrado o item da pauta relativo a salários.

Durante muitos anos, nosso referencial de poder aquisitivo foi o salário de janeiro de 1989, primeiro ano da chamada autonomia financeira das universidades estaduais paulistas. Lembremos que o governo Quércia, após forte greve de docentes e funcionários, impôs por decreto a destinação às universidades de 8,4% do ICMS. Muitos janeiros se passaram e, na busca de reivindicação que soasse mais factível, em vários anos abraçamos outras referências de salário em nossas reivindicações. Entretanto, nunca abrimos mão de janeiro de 1989.

Mais recentemente, na luta por um patamar de dignidade salarial, apontamos o salário de maio de 2001, conquistado após greve de mais de 50 dias. Nossa atual reivindicação inclui, além da recuperação de maio de 2001, uma parcela fixa de 200 reais. Mesmo se conquistada, não alcançaríamos o salário de janeiro de 1989.

Arrecadação cresce

O firme crescimento da arrecadação de ICMS e das reservas acumuladas no último ano permitem que as universidades estejam em situação financeira favorável, principalmente ao não repassarem para os salários tais acréscimos. O Cruesp poderia certamente adicionar os 200 reais aos 6,51% já concedidos. Seremos capazes de convencê-los?

Há sinais claros de aumento da inflação, o que virá a consumir mais rapidamente o reajuste salarial concedido, resultando na necessidade de aumentar a pressão sobre os reitores.

É importante ressaltar que há verba para a ampliação de gastos e instalação de um programa de gratuidade ativa nas universidades estaduais paulistas. Entretanto, o item permanência estudantil, presente na pauta de revindicações, não foi ainda discutido nesta data-base.

 

Matéria publicada no Informativo n° 262

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!