Campanha Salarial 2009
Ato do Fórum das Seis repudia PM no campus
Na última terça-feira, o ato unificado do Fórum das Seis reuniu mais de mil pessoas em frente à reitoria da USP. Munidos de flores, os manifestantes, entre professores, funcionários e estudantes das três universidades estaduais paulistas, marcaram sua indignação em relação à presença da PM no campus.
Em sua fala, o presidente da Adusp, Otaviano Helene, relembrou os acontecimentos de 25/5, quando o Cruesp cessou unilateralmente as negociações da Campanha Salarial de 2009. “Foi um rompimento de negociação que sequer foi comunicado ao Fórum das Seis”, notou o professor, lembrando que, apesar de a coordenação do Fórum estar dentro da reitoria, “ninguém tomou nenhuma providência para garantir a negociação”. Na ocasião, a coordenação soube por meio de um segurança do prédio que não seria recebida pelo Cruesp. Para Helene, ao chamar a PM para mediar as questões internas à universidade, a reitora admite que a polícia pode substituir as funções da chefe máxima da universidade. Durante o ato, que começou ao meio-dia e se estendeu até as 15h, policiais da Força Tática da PM permaneceram no interior do prédio da reitoria.
Compareceram ao ato o deputado federal Ivan Valente e o deputado estadual Carlos Gianazzi, ambos do PSOL. Valente manifestou seu apoio ao movimento, destacando o “repúdio à presença da polícia no campus” e colocando o seu mandato à disposição do movimento. Já Gianazzi apontou que a bancada de seu partido na Assembléia Legislativa protocolou, nas comissões de Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública, o requerimento de uma audiência pública para discutir a presença da PM no campus. “Isso é inconcebível. É pra intimidar o movimento. É uma questão de política estadual. Tudo isso nós vamos cobrar na audiência pública”, completa Gianazzi. Além das entidades do Fórum das Seis, várias outras entidades participaram do ato manifestando sua solidariedade ao movimento, tais como Conlutas, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Movimento Negro Unificado e Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.
Matéria publicada no Informativo nº 285
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Em greve, estudantes da FMUSP realizam manifestação contra o curso pago “Experiência HC” e em defesa da reestruturação do Hospital Universitário
- Assembleia Geral aprova contraproposta ao Cruesp (IPCA + 2%) e convoca paralisação da categoria nesta segunda-feira, 11/5
- Representantes discentes no Conselho Universitário e demais conselhos centrais declaram apoio à greve estudantil, e exigem da Reitoria maior valor das bolsas PAPFE e extinção do curso pago “Experiência HC”
- Pelo diálogo e pela retomada imediata da negociação da Reitoria da USP com estudantes
- Depois de pressão das entidades do Fórum das Seis, Cruesp aumenta proposta de reajuste de 2% para 3,47%; segunda reunião de negociação será em 11/5, após debate nas assembleias