Campanha Salarial 2010
Manifesto da assembleia de 13/5/10
Reunidos em Assembleia da Adusp, em 13/5/2010, docentes da USP vêm a público reiterar sua convicção no sentido de que o processo de negociação da data-base de docentes e funcionários das três Universidades Públicas Paulistas deva se pautar pelo diálogo democrático e franco entre as partes.
Nesse sentido, repudia as iniciativas da Reitoria da Usp frente ao movimento grevista dos funcionários técnico-administrativos, iniciativas que prevêem:
- Não pagamento dos dias parados;
- Ameaça, com base em liminar já concedida a seu pedido de cobrança de multas diárias à entidade sindical, em caso de “turbação” de sua posse;
- Solicitação de autorização prévia para a “adoção das medidas que se fizerem pertinentes à defesa ou recuperação da posse dos bens públicos, inclusive o concurso de força policial”.
Tais atitudes atacam os legítimos direitos de greve e de defesa da categoria e nos fazem temer que venhamos a reviver, em 2010, o mesmo clima que vivemos em 2009 quando, a chamado da então reitora, a Polícia Militar entrou no campus da USP, impondo a todos os integrantes da comunidade cenas de violência só vistas durante a ditadura militar.
Não aceitamos, assim, tais iniciativas e manifestamos nossa expectativa de que prevaleça o espírito democrático e a disposição ao diálogo efetivo.
Informativo nº 306
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida