Decisões da sessão de 18/8/2014  da Assembleia Geral Permanente da Adusp
 

1. Continuidade da greve, com nova sessão da Assembleia Geral Permanente, segundo as seguintes alternativas:

  • Se houver reunião do Co em 26/8, a próxima sessão da Assembleia Geral será em 28/8;
  • Se não houver reunião do Co em 26/8, a próxima sessão da Assembleia Geral será em 26/8.

2. Remeter às Congregações das Unidades e ao Co da USP propostas que se contrapõem às medidas apresentadas pelo Reitor aos Diretores de Unidades para solucionar a crise em andamento. Para saber mais, acesse a proposta aprovada na Assembleia.

3. Convidar os membros do Co para uma reunião no dia 25/8, para debater e preparar a próxima reunião deste Colegiado, prevista para 26/8.

4. Constituir uma comissão de interlocução com a Reitoria, composta pela Diretoria, Conselho de Representantes da Adusp e representantes da Assembleia Geral de 18/8/14, para discutir a reversão do confisco salarial imposto aos funcionários técnico-administrativos.

5. Participar da audiência pública da Comissão de Educação da Alesp, marcada para o dia 27/8, às 14 h, para a qual o Reitor Zago está convocado a comparecer.

6. Recolocar no centro do debate político a urgente necessidade de democratização da USP, colocando-a em pauta nos meios de comunicação e nos materiais produzidos pela Adusp.

7. Realizar no dia 2/9/14 um ato de massa, SOS-USP, convidando intelectuais, parlamentares e entidades sindicais e da sociedade civil.

8. Realizar uma Plenária não deliberativa de docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos, em data a ser definida com o DCE e o Sintusp.

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NA ALESP

DIA 27 DE AGOSTO, às 14h00, AUDITÓRIO FRANCO MONTORO

HAVERÁ ÔNIBUS FRETADO

 

Alerta e reflexão

Diante das medidas anunciadas pelo reitor – 1) programa de incentivo à demissão voluntária para os funcionários técnico-administrativos; 2) transferência do HU e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru para a Secretaria Estadual da Saúde; 3) redução do número de docentes em RDIDP; 4) flexibilização da jornada de trabalho de funcionários técnico-administrativos; 5) busca de parcerias externas – o futuro de nossa universidade é cada vez mais preocupante. As consequências de muitas dessas medidas não são claras e outras vão evidentemente no sentido da precarização do trabalho de docentes e de funcionários técnico-administrativos, com imediato comprometimento da qualidade das atividades-fim da universidade, de ensino, pesquisa e extensão. Diante desse quadro, a Adusp apresentou propostas que se contrapõem às medidas apresentadas pelo Reitor aos Diretores de Unidades para solucionar a crise em andamento.

A Universidade de São Paulo vive uma das crises mais graves de sua história, não somente no que diz respeito ao aspecto financeiro, mas sobretudo ao aspecto institucional. As três categorias que compõem a universidade (estudantes, professores e funcionários) estão em greve e, em concordância com a pauta de reivindicações do movimento, muitas congregações, conselhos departamentais, diretores de unidades e outras instâncias institucionais se manifestaram para que o reitor dialogasse com a comunidade acadêmica e tornasse transparente a gestão em andamento. A abertura das contas da USP com dados brutos e o estabelecimento de um diálogo democrático com a representação das três categorias são condições necessárias para garantir a legitimidade de qualquer proposta que venha da reitoria no contexto atual.

 

A USP NÃO É PROBLEMA, É SOLUÇÃO!

Veja nos links contribuições de colegas da FAU, FFLCH, IB e FDRP sobre a situação atual na USP.

 

Atividades da greve na USP

 

quinta-feira, 21 de agosto

  • 10h00 – Curso sobre “A vida de Galileu”, de Bertolt Brecht – 3ª aula: Aproximação entre a ciência, Brecht e a peça Galileu – Prof. João Zanetic (IF) – História.
  • 14h00 – Aula debate sobre a crise mundial – Prof. Jorge Grespan (FFLCH) – História.
  • 18h00 – A USP e seus Mestres: “Aspectos atuais da crítica de Maurício Tragtenberg” – Profa. Doris Accioly (FE-USP) – Auditório Carolina Bori – Psicologia

sexta-feira, 22 de agosto

  • 9h00 – Debate "Arquitetura da Gentrificação" – Sabrina Duran e Fabricio Muriana. Mediação: Profª Ermínia Maricato – Sala entre departamentos (FAU).          
  • 18h00 – A USP e seus Mestres: “Aziz Ab'Sáber e os saberes intelectuais nas paisa­gens” – Prof. Manoel Fernandes (FFLCH-USP) – Auditório Carolina Bori – Psicologia
  • 18h30 – “Protestos políticos na Rússia e no Brasil: análise comparativa” – Profª Elena Shitova (Centro Carnegie de Moscou) – História.

segunda-feira, 25 de agosto

  • 18h00 – A USP e seus Mestres: "Sérgio Buarque de Holanda: combates pela História" – Prof. Rodrigo Ricupero (FFLCH-USP) – Auditório Adma Jafet – Física.
  • 18h00 – Aula pública promovida pelo DCE: “A morte da cultura na universidade” – Prof. João Adolfo Hansen – Prédio de Letras (FFLCH).

terça-feira, 26 de agosto

  • 16h00 – "Arquitetura Pública" – Pedro Arantes – Auditório da FAU.
  • 18h00 – A USP e seus Mestres: “Gilda de Mello e Souza e o juízo crítico” Prof. Anderson Gonçalves (FFLCH-USP) – Auditório Adma Jafet – Física.
  • 18h30 – Mesa redonda (a confirmar) “A Democracia no século XXI” – Teatro da Faculdade de Medicina, Av. Dr. Arnaldo, 455 – Debatedores: Prof. Boris Vargaftig (ICB), Prof. José Arbex (PUC-SP) e Ricardo Koba (Comissão da Verdade do Estado de São Paulo).

quarta-feira, 27 de agosto

  • 12h00 – Concentração para ida à Alesp – Manifestação durante Audiência Pública com o reitor da USP
  • 18h00 – A USP e seus Mestres: “Antonio Candido: a universidade e a sociedade” – Profª. Priscila Figueiredo (FFLCH-USP) – Auditório Adma Jafet – Física.

quinta-feira, 28 de agosto

  • manhã – Assembleias setoriais.
  • 15h00 – Assembleia Geral da Adusp – História.
  • 18h00 – A USP e seus Mestres: “Mario Schenberg: convívio e valores” Luís Carlos Menezes (IF-USP) – Auditório Adma Jafet – Física.
  • 20h00 – Debate sobre cotas na USP – representante do Núcleo de Consciência Negra da USP, representante dos docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes – História.

sexta-feira, 29 de agosto

  • 18h00 – A USP e seus Mestres (a confirmar): “Paulo Freire: por uma teoria e práxis transforma­doras” – Prof. João Zanetic (IF-USP) e Profa. Lisete Arelaro (FE-USP) – Auditório Adma Jafet – Física.

Campus Ribeirão

quarta-feira, 20 de agosto

  • Reunião aberta de Grupo de Docentes Mobilizados da Psicologia da FFCLRP

quinta-feira, 21 de agosto

  • 19h00 – Exibição do documentário “Os peões” e Festa na Greve: estudantes, funcionários e docentes do Curso de Pedagogia da FFCLRP.

 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!