Campanha Salarial 2016
TRT decide que greve dos funcionários foi legal e manda USP pagar salários cortados
Como já havia ocorrido em 2014, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2), ao julgar dissídio ajuizado pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintusp), considerou “legal e não abusiva” a greve realizada pelos funcionários técnico-administrativos em 2016 e determinou à Reitoria da USP que pague os dias parados, isto é: os salários que descontou ilegalmente da categoria (confira aqui o acórdão).
Ao contrário da ocasião anterior, porém, quando ordenou ao reitor que devolvesse os valores cortados em 48 horas, desta vez o TRT-2 não fixou prazo. O Sintusp pedirá ao tribunal que esclareça esse ponto. Além disso, o TRT-2 não mencionou a exigência de reposição do trabalho. Na greve anterior, essa questão foi levantada pela Reitoria, que acabou desistindo frente às derrotas que acumulou no tribunal.
Por outro lado, o TRT-2 deliberou que não tem competência para julgar o reajuste salarial, devido ao fato de que o empregador é um órgão público. Cabe recurso das duas partes. O Sintusp gravou o julgamento.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- GT da Câmara dos Deputados oficializa proposta de reforma administrativa reducionista, que institui “avaliação de desempenho” e no mínimo 20 níveis de progressão na carreira
- Bancada governista na Alesp pretende votar na próxima semana PLC 9/2025, que desfigura carreira de pesquisador científico; em audiência pública, APqC volta a defender rejeição da proposta
- Vereador propõe que reitor e autoridades do estado se comprometam a manter em atividade escolas e posto de saúde ameaçados pela expansão do Butantan; barulho dos equipamentos segue atormentando a população
- Nesta quarta, 8 de outubro, União entrega certidões de óbito retificadas às famílias de mais de 100 militantes de esquerda assassinados(as) pela Ditadura Militar, sendo que 29 eram discentes ou docentes da USP
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)