foto: Daniel Garcia

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), na negociação iniciada às 15 horas desta quinta-feira com o Fórum das Seis, ofereceu um reajuste salarial de 1,5%. Esse índice não cobre sequer a inflação do período referente à data base. “O Cruesp não só propõe um índice insignificante como se recusa a oferecer qualquer perspectiva”, declara a coordenação do Fórum das Seis.

As categorias representadas pelo Fórum das Seis reivindicam um reajuste que recupere o poder aquisitivo de maio de 2015, com base no ICV-Dieese. Até março (ou seja: sem incluir a inflação de abril), esse índice estava em 12,62% para USP e Unicamp e 15,99% para a Unesp (que não pagou os 3% concedidos pelo Cruesp em 2016).

Nota do Cruesp submete reajuste aos “respectivos conselhos universitários”

Ao final da negociação com o Fórum das Seis, o Cruesp emitiu o Comunicado 01/2018, no qual anuncia que, “em um esforço para atenuar as perdas salariais ao longo dos últimos doze meses”, propôs reajuste dos salários dos docentes e servidores técnicos e administrativos “em 1,5% a partir de maio do corrente”. Em seguida, porém, retomando a prática iniciada pelo então reitor M.A. Zago, emenda: a aplicação do reajuste “está sujeita à homologação no âmbito dos respectivos Conselhos Universitários, onde pertinente”.

A seguir, a íntegra da nota:

 

São Paulo, 17 de maio de 2018

 

Considerando o cenário de instabilidade da economia brasileira e a situação atual por que passam as universidades, o Cruesp, em um esforço para atenuar as perdas salariais ao longo dos últimos doze meses, em reunião realizada nesta data com o Fórum das Seis, propôs reajuste dos salários de docentes e servidores técnicos e administrativos das Universidades Estaduais Paulistas em 1,5% a partir de maio do corrente.

A aplicação do disposto neste comunicado está sujeita à homologação no âmbito dos respectivos Conselhos Universitários, onde pertinente.

Consciente de que o índice proposto não repõe as perdas salariais, o Conselho de Reitores envidará todos os esforços institucionais possíveis de recuperação salarial tão logo as condições econômicas permitam”.

 

Vahan Agopyan

Presidente do Cruesp
Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas

 

 

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!