Debate
Projeto “Conversas na Capela”, de Ribeirão Preto, está aberto a sugestões dos colegas
O Projeto “Conversas na Capela”, promovido pela Adusp Regional de Ribeirão Preto, foi criado em 1998, com o objetivo de discutir com a comunidade problemas pertinentes à sociedade brasileira. As palestras são realizadas mensalmente a partir das 19h30 no espaço cultural do campus, que vem a ser a antiga Capela.
Temas como Globalização, Produção Cultural e Meio Ambiente já foram tratados, sempre com a participação de especialistas. Recentemente foram discutidos alguns dos impactos da monocultura da cana-de-açúcar, com o tema “Usineiros: Heróis ou Vilões?”, abordando o impacto da economia canavieira na estrutura fundiária e na saúde da população.
O professor José Gilberto de Souza, da Unesp de Jaboticabal, tratou do impacto da cultura de cana-de-açúcar na concentração fundiária e da vulnerabilidade econômica da região, ao passo que o professor Paulo Nascimento Hilário Saldiva, do Departamento de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, falou sobre os impactos da monocultura canavieira na saúde, principalmente as conseqüências da queima da cana — problema esse que faz parte do cotidiano das populações de Ribeirão Preto, Araraquara e diversas outras cidades da região.
Em ambas as palestras houve uma boa participação do público, formado em sua maioria por pessoas da comunidade do Campus, mas também por ativistas ambientais, profissionais da educação pública e estudantes de instituições de ensino particulares de Ribeirão Preto e cidades da região.
A comissão organizadora aceita sugestões de temas para serem discutidos. Para tanto, basta que o colega entre em contato com a secretaria da Adusp Regional por meio do telefone (16) 3602-3520.
Matéria publicada no Informativo nº 250
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Atendimento prestado pelo HU “não tem sido mais o mesmo e, infelizmente, a população tem sentido diretamente o impacto das mudanças”, reconhece superintendente do hospital em ofício à Secretaria Estadual da Saúde
- A epizootia de febre amarela no câmpus da USP de Ribeirão Preto — um alerta para a Saúde Pública e a necessária conservação dos bugios-pretos
- PRIP registra boletim de ocorrência e abre apuração preliminar contra estudantes depois de novas tentativas de instalar portões no Crusp
- Congresso do Andes-SN aprova protocolo para política institucional de combate e prevenção a assédio e discriminações; quatro chapas se inscrevem para eleição da nova diretoria
- Negócios chancelados pela USP renderam R$ 937 milhões em apenas dois anos, mas a participação das fundações privadas “de apoio” no Orçamento universitário não ultrapassou 0,6%