Defesa do Ensino Público
Na sua segunda edição, Jornal do Comitê critica novo projeto “Escola sem Partido”, que ameaça liberdade de ensinar
Já está circulando o número 2 (junho) do Jornal do Comitê, que é o porta-voz oficial do “Comitê de Luta pela Educação sem Censura”, articulação dos principais sindicatos de docentes e trabalhadores da educação (tanto do ensino fundamental como do ensino superior, público e privado) atuantes no Estado de São Paulo, e de outras entidades ligadas ao setor, com a finalidade de defender a liberdade de ensinar e de aprender, prevista na Constituição Federal, e, igualmente, de rechaçar aberrações como o projeto “Escola sem Partido”.
As grandes manifestações que sacudiram o país de ponta a ponta nos dias 15 e 30 de maio. A atuação desqualificada e irresponsável do ministro Abraham Weintraub, que é o “inimigo público número 2” da Educação, cabendo ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) o posto de “inimigo público número 1”. Os graves riscos ao ensino e à democracia embutidos na nova versão do projeto “Escola sem Partido”, apresentada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). Este é o teor do número 2 do Jornal do Comitê, que traz ainda o Manifesto do Comitê.
Se você apoia o Comitê de Luta pela Educação sem Censura, ajude a distribuir o seu jornal! Precisamos combater a mordaça que querem nos impor. Precisamos defender a liberdade de cátedra e de expressão. Precisamos rejeitar o controle político-ideológico que a extrema-direita e grupos religiosos ultraconservadores querem impor à educação brasileira!
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria não se manifesta sobre pagamento de valores retroativos referentes ao “Descongela Já”; Diretoria da Adusp vai tratar do tema em reunião com nova gestão no próximo dia 25
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- Conflito de interesses na Câmara de Atividades Docentes? Um integrante coordena, por meio da FUSP, projetos remunerados que somam R$ 20 milhões. Presidenta leciona em MBA
- No dia 10 de março, primeira Assembleia Geral de 2026 vai tratar do “Descongela Já” e de outras questões. Agende-se!
- Assembleia Geral da Adusp no dia 10 de março vai discutir pagamentos referentes à lei do “Descongela Já”
