A diretoria da Adusp enviou à Reitoria, em 16/12, o Ofício 42/14, mediante o qual externa sua posição contrária ao uso político, pela atual gestão reitoral, das mídias institucionais da USP. No documento, além de exortar o reitor M.A. Zago a abandonar tal prática, a Adusp solicita a publicação de um texto elaborado pela Comissão Permanente de Mobilização da entidade em resposta ao artigo do professor José de Souza Martins “A USP sob ataque”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 29/11, reproduzido em 2/12 na página digital da USP e enviado a todos os docentes da universidade, em 3/12, pelo correio eletrônico da Reitoria.

“Os meios de comunicação eletrônica da USP têm sido utilizados para divulgar matérias e artigos publicados na imprensa que manifestam posições de interesse desta Reitoria e dirigidos a todo corpo da universidade”, registra o documento. “Estes meios de comunicação, de uso exclusivo da administração universitária, estão, dessa maneira, cumprindo objetivos políticos que muito extrapolam o que entendemos ser sua finalidade precípua: a divulgação de decisões administrativas e de programas de interesse geral da universidade”.

“Tal procedimento”, prossegue a diretoria da Adusp no ofício, “é incompatível com o exercício republicano e democrático do poder na universidade”. “Consideramos essencial que esta prática seja encerrada e que os meios de comunicação eletrônica sob o controle da Reitoria, de Pró-Reitorias, de diretorias de unidade e órgãos e de chefias de departamento sejam usados para fins estritamente administrativos e divulgação de atividades e programas dos diversos setores da instituição USP e jamais como modo privilegiado de acesso ao corpo da universidade para emissão de juízo ou opinião política dos detentores destes cargos”.

Confira aqui o teor do texto “Considerações sobre a divulgação, pela Reitoria, do artigo ‘A USP sob ataque’”, de autoria da Comissão de Mobilização Permanente da Adusp.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!