A nosso pedido, o professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo, coordenador do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), redigiu o texto a seguir, que dá continuidade à série de artigos sobre os novos cursos da USP.

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A área acadêmica de Turismo é relativamente nova no Brasil (1971) e a USP foi pioneira com o curso de Bacharel em Turismo, implantado em 1972, pela ECA. Em 2005, foi criado na EACH o curso de Lazer e Turismo, com duração de quatro anos, contando atualmente com 24 professores, sendo um titular e cinco livre-docentes.

Lazer é uma área ampla, que envolve atividades realizadas no tempo livre das pessoas de acordo com os mais diversos interesses culturais, os momentos de encontro e sociabilidade, as atividades manuais e intelectuais, além do universo das viagens. Seu campo de estudos envolve a sociologia, políticas públicas, economia, gestão e questões relacionadas à saúde e bem estar.

A área de Turismo, por sua vez, é um dos motores da economia de vários países (Alemanha, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Malásia, Reino Unido, Tailândia) e de diversas regiões brasileiras. Seu campo de ação é vasto: compreende agenciamento, transportes, entretenimento, gastronomia, hospitalidade, eventos, cultura, esportes, planejamento, gestão e operação dessas áreas específicas. Seu campo de estudos envolve geografia, ciências sociais, história, arquitetura e urbanismo, economia, meio ambiente, gestão, filosofia e estudos específicos inerentes a cada segmento ou setor do Turismo.

Lazer e Turismo são amplamente setorizados (geográfica e tematicamente) e segmentados (por idade, culturas, gêneros, opções sexuais, atividades etc.). Portanto, o profissional precisa dominar o campo de conhecimentos das ciências humanas, da área de gestão e os conteúdos específicos, sem contar eventuais especializações de acordo com seu foco de interesse profissional ou acadêmico.

Retorno positivo

Os docentes do Curso de Lazer e Turismo desenvolvem trabalhos em conjunto com os ministérios da Educação, de Esportes e de Turismo, atuam em projetos de inclusão social na região da Zona Leste e participam de vários projetos realizados pelo Brasil, vinculados à World Tourism Organization (UNWTO, pertencente à ONU), a ongs como Global Travel and Tourism Partnership (GTTP) e World Leisure Organization (WLO) e à Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Além disso, os professores têm publicado em editoras qualificadas (no Brasil e no exterior) e em periódicos indexados, e têm participado de congressos e eventos como o Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel).

A inclusão dos egressos no mundo do trabalho faz-se através de um programa de estágios supervisionados e obtém retorno altamente positivo dos setores privado, público e do “terceiro setor”. A EACH-USP, por meio da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), possui convênios ou contatos formais com outras universidades brasileiras, europeias, asiáticas e norte-americanas.

Por constituirem áreas de ponta nos países desenvolvidos, e estratégicas nos países em desenvolvimento, Lazer e Turismo beneficiam-se dos avanços tecnológicos em telecomunicações e informática, dos investimentos em novos projetos destinados às áreas e da valorização do prazer e da qualidade de vida, cada vez mais reconhecidos nas sociedades atuais. Porém é preciso cuidar para que esse desenvolvimento não seja predatório, não cause exclusão social, respeite o meio ambiente natural e cultural, seja sustentado e sustentável, garanta inserção das minorias e diminua a injustiça social.

Em suma, Lazer e Turismo devem contribuir para a promoção de sociedades mais democráticas, desenvolvidas, pluralistas e sustentáveis. Tal articulação entre sociedade, política, cultura e economia marca o projeto pedagógico e a estrutura curricular do curso de Lazer e Turismo da EACH.

 

Informativo n° 333

EXPRESSO ADUSP


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